[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Prof. Dorival pela Maria Aparecida (UFSCar)




Caros Redistas,

Segue abaixo um texto sobre o Prof. Antonio Dorival Campos
preparado pela Profa. Maria Aparecida (da UFSCar).

Cordiais Saudações,

Gauss

***********************************************************************
            Prof. Antonio Dorival pela Profa. Maria Aparecida (UFSCar)


Antonio  Dorival Campos , nasceu em Taquaritinga, estado de São Paulo
em 31 de maio de 1937. Iniciou o curso primário em Catanduva (SP) e o concluiu em Pindorama (SP). Fez o curso ginasial e o científico no
Instituto de Educação Estadual Barão de Rio Branco em Catanduva  e
ingressou no curso de Licenciatura em Matemática na Faculdade de
Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo no ano de
1957, graduando-se  em 13 de março de 1961.

Em maio de 1961 ingressou na carreira universitária,como auxiliar de ensino junto ao Departamento de Matemática da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro, então Instituto Isolado de Ensino Superior, que mais tarde passou a integrar a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Durante os anos de 1964 e 1965 cursou o Mestrado em Estatística Matemática pelo CIENES ( CENTRO Interamericano de Enseñanza de Estadistica) em Santiago, Chile,com bolsa da OEA (Organização dos Estados Americanos) tendo sido provavelmente o primeiro matemático brasileiro a obter tal titulação.

Em 1967, passou a fazer parte do corpo docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Departamento de Matemática Aplicada à Biologia. Obteve o título de doutor pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP) em 16 de outubro de 1971, apresentando tese intitulada "Extensão de algumas desigualdades usadas para a determinação de estimadores não viciados e uniformemente de variância mínima". Foi professor visitante junto à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José de Rio Preto,SP, no ano de 1971, ministrando disciplinas de Probabilidade e Inferência a alunos da graduação em Matemática.

Em 1980, obteve o título de livre Docente da Universidade de São Paulo, apresentando a tese "Afinidade de funções distribuições multivariadas de uma mesma classe". Em 1987 foi aprovado em concurso público obtendo o título de Professor Adjunto do Departamento de Genética e Matemática Aplicada à Biologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Teve intensa atividade como pesquisador de Estatística com diversos trabalhos publicados, viagens de estudo ao exterior, participação em congressos e como consultor na área de Bioestatística.

Atuou como docente e orientador no programa de pós graduação em Bioestatística, que funcionou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto desde o ano de 1970 até o ano de 1998 e no Programa de Pós graduação "Ciências de Computação e Estatística" da Área Inter Unidades da Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos) de 1976 a 1979.

A partir de 2000, passou a fazer parte do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, continuando a atuar na área de Estatística, prestando consultorias aos profissionais da saúde da instituição e colaborando em alguns programas de pós graduação em Medicina.


Era sócio da Associação Brasileira de Estatística desde sua fundação e participou de todos os SINAPE-s até o ano de sua aposentadoria, que se deu em maio de 2007, Era também sócio da Sociedade Internacional de Biometria. Faleceu em São Paulo, em 19 de julho de 2009. Deixa a esposa, Clair,
quatro filhas e 7 netos.