uma opinião a mais

Caros Redistas,

Meu artigo enviado ontem à rede "Grande diferença!" teve alguma
repercussão se os 8 emails que recebi representarem alguma medida
de feedback.

Como não tenho autorização de publicá-los na rede, coloco abaixo
apenas um deles sem a identificação do remetente, um ex-aluno que está certamente entre os mais destacados que mantive contacto de 2000 para cá.

Cordiais Saudações,

Caro Gauss,

Considero excelentes as suas palavras postas na lista da ABE sobre os
interesses atuais de alunos da pós-graduação. Concordo plenamente com elas.
Enfrento isso há seis anos e já encontrei alunos das mais diversas
categorias. Por onde passei, felizmente tive a sorte de encontrar muitos
alunos bastante interessados e que hoje estão contribuindo muito para a
estatística. Acredito que esta qualidade seja reflexo da boa competência dos
professores que tive nestes seis anos.

Recentemente, participei de uma discussão que se iniciou com a imensa desaprovação do atual salário de professores em instituições federais
de ensino. Claro que concordo que não é um salário justo. No entanto,
coloquei uma questão em pauta: que tipo de profissional
estas instituições atrairiam caso o salário fosse justo?

Concordo que o que está acontecendo hoje com alguns alunos nas
pós-graduações no país é exatamente o que você colocou: "Esses alunos querem
apenas um diploma e de preferência entrar em alguma universidade federal
...". Será que esta é uma resposta para minha questão? Diante do que
coloquei acima, além da atração pela boa qualidade de trabalho oferecida nas
IEF, será que existem alunos que são atraídos pelo salário (ainda alto
diante a média do país) nestas instituições?

Por fim, sempre afirmo que o tive como um grande incentivador na minha vida
acadêmica. Acredito que esta seja a razão para a similaridade de opiniões.