[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

re: Desvio-padrão em dados não-normais



Oi, Luiz.

Sou apenas um estudante, mas sendo estrito no sentido do texto, se a justificativa para o uso do termo padrão for a presença de pontos de inflexão simétricos à média, existem infinitas curvas com tal característica, além das normais.
Contudo, acho pobre mesmo usar tais medidas (de posição e dispersão) meramente por conveniência, se nada contribuem para informar sobre os dados em questão. Muitas outras medidas são de mais valia, como é sabido. Estou ansioso para ler as críticas dos redistas mais experientes.
Abraços,
Cézar Freitas

2009/8/20 Luiz Sergio Vaz <luizvaz@sarah.br>
       Bom dia.

       É muito comum, em trabalhos científicos, o pesquisador calcular média e desvio-padrão dos dados, mesmo que a distribuição seja assimétrica e não-Normal. Fazemos isso quase que automaticamente, muitas vezes por exigênicas de bancas e editoriais, ou do pesquisador que acha que média sem desvio-padrão é como se fosse Claudinho sem Bochecha, goiabada sem queijo... Mas o seguinte texto me foi apresentado. Queria saber a opinião de vocês sobre estas afirmativas: são radicais ou devemos segui-las à risca ?
       "De qualquer conjunto de valores numéricos pode-se calcular a média, porém, desvio-padrão, somente as curvas normais o possuem, uma vez que, por definição, 'desvio-padrão é o ponto de inflexão da curva normal'. Portanto, curvas assimétricas jamais podem ter desvio-padrão (não faz sentido) porque, mesmo que tenham pontos de inflexão, como possuem muitas outras curvas matemáticas, eles dificilmente seriam simétricos em relação à média."
       Abraço,
       Luiz


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes