Homenagem ao Prof. Murillo Amaral

Caros Redistas,

Parece que é uma característica do mineiro trabalhar em
silêncio. A estatística não foge ao adágio popular e o
Encontro Mineiro de Estatística (já na sua 8ª edição)
cái como uma luva nesse adágio popular.

Uma iniciativa muito positiva (não sei de quem foi a ideia)
de congregar os estatísticos da gloriosa Minas Gerais, onde
nossa área cresceu a passos largos nesta década.

O 8º encontro mineiro realizado na última semana na UFJF,
congregou inúmeros estudantes e pesquisadores de algumas
universidades desse estado, principalmente, das cidades de
Juiz de Fora, BH, Lavras e Viçosa.

Mas o objetivo principal deste e-mail é fazer uma singela
homenagem ao meu dileto amigo Prof. Murillo Gonçalves de Amaral,
que praticamente plantou as primeiras sementes da Estatística
na UFJF. Infelizmente, ele não está entre nós para presenciar
que suas sementes germinaram.

Conheci o Prof. Murilo no agosto de 1976 quando ele, então
Diretor do Instituto de Ciências Exatas da UFJF, estive na UFRJ
para criar o "1º Curso de Especialização em Engenharia
de Produção da UFJF", num convênio com a UFRJ e a Construtora
Mendes Júnior. O curso transcorreu por todo o ano de 1977.
Participei desse curso como professor de duas disciplinas
(probabilidade e métodos estatísticos) e pude constatar todo
o seu entusiasmo e dinamismo com nossa área. Como eu,
Prof. Murillo era apenas portador do diploma de engenharia civil,
mas realmente um grande amante da probabilidade e estatística.

Nesse curso convivi com alguns alunos que persistem (para meu
agrado) como meus grandes amigos até hoje. Foi muito gratificante
revê-los depois de tanto tempo e relembrarmos os bons momentos
de 1977.

O Prof. Murillo depois criou o Departamento de Estatística da
UFJF que, atualmente, já conta com vários doutores e, certamente,
crescerá muito no curto prazo. O Bacharelado de Estatística é
mais recente, tendo sido implantado em 2007.

O grande Prof. Murillo, também, trabalhava em silêncio!

Cordiais Saudações,

Gauss