Re: [ABE-L]: Mais videos _Re: [ABE-L]: video no youtube

Pedro,
os videos do Hans faz parte dos melhores que ja vi em toda a minha vida.
Um colega do DCC me mostrou um primeiro video dele e fiquei entusiasmado.
Eu passo o filme em **todos** os curso que dou, nao interessa o tema do curso.
Ate escrevi a ONG (gapminder) me prontificando a colocar legendas em
portugues no filme,
eles toparam mas o plano nao avancou.

Suas perguntas: acho que nao seria um caminho facil. E' bem possivel
que haja financiamento mas
talvez isto fosse visto como algo menor ou facil demais. Como ele
(HAns) seria financiado no exterior
nos omites de estatistica? Como a RSS veria isto? Quais as chances
dele nos deptos de estatistica da
Inglaterra? Seu reply aqui seria muito legal.

Acho que o problema nao e' o Brasil, e' a comunidade estatistica no mundo todo.
As pessoas que mexem hoje em dia com visualizacao de dados
reclamam muito desta falta de visao da comunidade acadeimica
estatistica. Mas as coisas ja
mudando por forca das circunstancias.

Por falar nisto, na primeira semana de dezembro estar' no brazil um
pesquisador americano
especializado em visualizacao de dados. Ele vai visitar o IME-USP e a
UFMG. Seu trabalho
tem pouquissima estatistica matematica e muita computacaoa grafica.
ELemesmo se diz um
"estatistico diferente". Uma pena que seja assim.

Mas como fazer para mudar isto? Ja existem varias revistas
especializadas em software
estatistico, algumas voltadas para visualizacao (uma e' da ASA), em
educacao estatistica,
em varias outras areas especializadas. Eu estive num workshop faz duas semanas
na Carolina do Norte e um dos temas quentes foi a analise estatistica
de modelos
de simulacao. Veja nao e' analise de MCMC e resumo (media etc), e' uma
coisa nova,
que eu nem sabia que existia. Voce faz um programa que simula o clima
ou a erupcao
de um vulcao. O modelo pode ser DETEEMINISTICO.
Este programa demora horas e e' complicado e tem muitos (dezenas) de
tuning parametros. Voce entao pega os resultados e interpola para
obter o que seria a simulacao
nos parametros nao observados. VOce coloca modelo estocastico em cima
das saidas do
computador.

Pode escrever: havera' uma fileira de papers sobre isto nos melhores
jornais entre 2 e 4 anos
de hoje. Sao os papers que estao sendo feitos hoje e que comecaram a
ser discutudos neste
seminario pelo Noel Cressie, Richard Smith, Alan Gelfand, Jim Berger, etc.

 Eu queria mais dessa diversidade  mas ela nao e'  nula.
E' importante nao ter uma visao pessmista. Critica, mas nao pessimista.

Abracos,
Renato Assuncao

2009/9/30 Pedro Luis Nascimento Silva <pedronsilva@gmail.com>:
> [...]
> http://www.ibge.gov.br/confest_e_confege/index2.htm).
>
> Mas aproveito para perguntar se o que o Hans faz seria:
>
> 1) publicado pelas nossas revistas;
> 2) financiado pelas nossos comitês;
> 3) premiado pelos nossos concursos;
> 4) valorizado pelos nossos departamentos e associação.
>

> Se a resposta a nenhuma das perguntas acima for um enfático "SIM, CLARO",
> então será que não estamos deixando de fora de nossa área pessoas, projetos,
> iniciativas e idéias como as do Hans?
>
> Não tenho as respostas, mas me atrevo a fazer a pergunta.

>>> este