Re: [ABE-L]: Sobre as bolsas de Mestrado

Caros redistas,

Ainda sobre os valores das bolsas de mestrado.

Um pouco mais recente do que o Gauss citou...

Em 1994, quando neste país foi instutuída a moeda REAL, na ocasião da troca da URV pela moeda atual, o valor do SALÁRIO MÍNIMO era de R$ 79,00 e o da bolsa de mestrado, R$720,00. Ou seja, 9,11 vezes o salário mínimo.

Levando em consideração que o salário mínimo não tem lá um grande percentual alto de aumento, se a bolsa de mestrado acompanhasse este índice desde o início do plano real, o valor dela deveria ser hoje de R$ 4.236,15.

É realmente lamentável.

Bom fds.
Moisés.
--
Moisés Lima de Menezes
Departamento de Estatística - GET

Citando gauss@deinfo.ufrpe.br:

Caros Redistas,

É bastante sabido que a pós-graduação brasileira tem perdido
cérebros por conta das oportunidades de trabalho na iniciativa
privada (em muitas áreas) e dos valores baixos das bolsas
oferecidas. Como um excelente aluno (principalmente de outra região
do curso da pós) será atraído para o mestrado com uma bolsa
de R$ 1200 por mês?

Um ponto para corroborar com esse fato é que os valores das
bolsas não cresceram de acordo com os custos praticados por
moradia, por exemplo. Em 1975 - quando eu fazia mestrado na
COPPE -, a bolsa de mestrado era Cr$ 2400,00 por mês. Naquela
época, os custos mensais de aluguel, condomínio e eletricidade
(que eu pagava) giravam em torno de 25%, 3% e 1%, respectivamente,
do valor da bolsa. Em tempo: eu morava num apto de sala e
quarto num lugar excelente da Ilha do Governador (RJ).

Nos dias de hoje, quem recebe de bolsa R$ 1200,00 por mês
consegue morar em algum lugar do País (com decência)
pagando (incidindo os percentuais acima): R$ 300,00 de aluguel,
R$ 36,00 de condomínio e R$ 12,00 de energia?

Finalmente, a música que eu ouvia nas rádios cariocas em 75
eram de boa qualidade: "One day in your life" com o então
garoto Michael Jackson, "Mandy" com Barry Manilow e por aí vái.
Felizmente, não era tão popular ainda o famigerado "funk".

Bom final de semana para todos,

acredita-se estar livre de perigo.

    Esse e-mail foi enviado pelo WebMail da UFF
NTi - Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação

acredita-se estar livre de perigo.