[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Projeto Referenciais Nacionais dos Cursos de Graduação



O Blog da Universidade tem sido sempre leitura muito boa. Polêmico, aberto, tem dado vaza a argumentos importantes e inteligentes da vida universitária e do papel da universidade no Brasil.


Agora, o artigo de Antonio Mac Dowell de Figueiredo no blog (http://www.observatoriodauniversidade.blog.br/Blog/blog/2009/10/22/2620c83f-90ef-4249-b4da-ea223b7b586c.aspx) sobre a consulta pública "Projeto Referenciais Nacionais dos Cursos de Graduação" da SESu do MEC é um desses de leitura obrigatória. Não preciso acrescentar coisa alguma ao artigo, apenas recomendar sua leitura, talvez até pedir aos colegas que o leiam.


Mas, além dos muito problemas específicos, tratados no artigo, há um geral, que desejo ressaltar. Projeto Referencial NACIONAL é, em si, um absurdo. O Brasil é enorme. De sul a norte, de leste a oeste, temos de preservar as diferenças... Tentativas de homogeneizar um país e de controlar sua economia e vida desde um ponto único já se provaram no passado incapazes de promover o desenvolvimento e o progresso. Levam, simplesmente, à ditadura, à burocratização excessiva, à falsidade, à corrupção. O controle acaba de fato inexistindo. Pior do que tudo mais, leva à ineficiência e ao marasmo. Eu queria que uma Recife fosse administrada por seu povo, com autonomia, e bem assim a querida Cabrobó, tão frequentemente referida como fim-do-mundo pelo presidente da república. Cada uma delas na sua...


Bem... papo à parte: quem vai defender a autonomia universitária?


--
Jose Carvalho