Futuro a ser trilhado!

Caros Redistas,

Permita-me dirigir aos mais jovens na rede para enfatizar
que a estatística brasileira atingiu hoje níveis nunca
antes sonhados, graças ao empenho de vários pesquisadores
do IME/USP que geriram a ABE de forma eficiente nos seus
25 anos de existência. Tudo isso nos seus diversos cargos
que vão desde a diretoria até o conselho diretor passando
pela coordenação dos nossos principais eventos. Por exemplo,
dos treze presidentes da ABE, oito foram do IME/USP.
A maior parte dos SINAPES foi organizada a partir do
IME.

Precisamos continuar preservando a nossa associação
científica quer atraíndo mais associados quer dinamizando
algumas de suas ações. Hoje - fora do IME/USP -,
temos poucos grupos de pesquisa em probabilidade e estatística
muito bem consolidados, mas há vários em fase de consolidação
- que devem seguir esse norte bem traçado pelos nossos colegas do
IME.

Não gosto de puxa-saquismo mas uma das minhas maiores paixões
e entusiasmo na vida (além dos meus 3 filhos) é a "estatística"
e me preocupo muito com seu destino. Almejo que nossa área
atinga o conceito de excelência em um número maior de locais
para ficar cada vez mais forte. Temos um bom contigente de
excelentes jovens sendo formados no IME e no exterior que podem
ajudar a ABE a persistir nessa mesma direção de busca da
qualidade.

Infelizmente, na nosssa comunidade têm aparecido alguns
"oportunistas de plantão" que fingem fazer ou até gostar
da estatística (pricipalmente da aplicada), mas que seu
real interesse está voltado para outras áreas. Eles
até fingem que orientam dissertações de estatística
mas não conhecem conceitos elementares da nossa área.
O pseudo interesse na estatística é apenas na busca
incessante de verbas, pois em suas áreas de pesquisa
não encontram espaço.

Hoje um ex-aluno me disse "professor: só agora depois
de 4 anos pude realmente perceber que é verdadeiro esse
fato (citado acima) que o senhor retratou para mim".
Eu respondi de imediato: "eu sou p. velha. A p. velha ninguém
engana".

Boa noite a todos,

Gauss Cordeiro