[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

[Fwd: Call for Papers - Revista BOLEMA]



 Call for Papers
BOLEMA

EducaÃÃo EstatÃstica

A EstatÃstica hoje à ferramenta essencial para uma leitura crÃtica de mundo
e para o desenvolvimento das mais diversas Ãreas do saber e prÃticas
profissionais.
Desde a implantaÃÃo dos ParÃmetros Curriculares Nacionais a EducaÃÃo
EstatÃstica faz parte dos programas da Escola BÃsica, acompanhando as
tendÃncias internacionais sobre currÃculos. A linha de investigaÃÃo sobre
EducaÃÃo EstatÃstica tem crescido consideravelmente, mas ainda precisa se
fortalecer e estabelecer um diÃlogo mais efetivo entre os diversos
pesquisadores na Ãrea, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. O campo de
pesquisa tem se mostrado amplo e profÃcuo: trata de propor e avaliar
estratÃgias de EducaÃÃo EstatÃstica voltadas para todos os nÃveis de
escolaridade; estudar projetos, intenÃÃes, sucessos e limitantes relativos Ã
inclusÃo da EducaÃÃo EstatÃstica em programas de formaÃÃo de professores
(com Ãnfase aos cursos de Licenciatura e
Pedagogia) e no Ãmbito da formaÃÃo profissional mais geral; de analisar e
elaborar propostas de textos didÃticos e atividades especÃficas; de esboÃar
interferÃncias nas polÃticas pÃblicas que tratam do desenvolvimento
curricular;
de investigar as potencialidades de vinculaÃÃo entre a EducaÃÃo EstatÃstica
e outras linhas de pesquisa em EducaÃÃo MatemÃtica (como a Modelagem, a
ResoluÃÃo de Problemas, a utilizaÃÃo de novas mÃdias no ensino ...) etc.

Para divulgar e discutir a pesquisa que tem sido realizada nesse domÃnio, o
BOLEMA â Boletim de EducaÃÃo MatemÃtica â comunica que, no perÃodo de
01/02/2010 a 28/05/2010, receberà artigos para uma ediÃÃo especial referente
ao tema âEducaÃÃo EstatÃsticaâ em suas diversas vertentes. O BOLEMA julga
ser essa uma contribuiÃÃo possÃvel para trazer subsÃdios que
fundamentem/apoiem aÃÃes relativas nÃo sà Ãs salas de aula, mas relativas
tambÃm à produÃÃo de pesquisa nessa linha especÃfica.

*
Sobre o trÃmite de avaliaÃÃo dos originais submetidos *

Tendo sido aprovados mais artigos do que o nÃmero mÃximo para a composiÃÃo
de uma ediÃÃo, a seleÃÃo dos artigos que participarÃo do volume temÃtico
âEducaÃÃo EstatÃsticaâ serà feita pelo editor, ouvidos especialistas que
integrarÃo, como avaliadores adhoc, o Conselho Consultivo do BOLEMA para
esta ediÃÃo especÃfica.
Os demais artigos aprovados mas nÃo aproveitados para a ediÃÃo especial
poderÃo, se os autores assim desejarem, ser publicados em ediÃÃes regulares
do BOLEMA. As normas para a elaboraÃÃo dos originais pode ser acessada no
site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/bolema/index, clicando em
âINFORMAÃÃES
para autoresâ, Ã esquerda da tela. Os artigos devem ser submetidos
diretamente ao editor (vgarnica@fc.unesp.br) ou aos editores executivos (
bolema@rc.unesp.br), explicitando-se ser submissÃo para a EdiÃÃo TemÃtica
âEducaÃÃo EstatÃsticaâ.


<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>



-- 
Profa. Dra. Fabiana Fiorezi de Marco
Universidade Federal de UberlÃndia
Faculdade de MatemÃtica
NÃcleo de EducaÃÃo MatemÃtica
Av. JoÃo Naves de Ãvila, 2.121 - Santa MÃnica
CEP: 38400-902 - UberlÃndia - MG
Fone:+55 34 3239-4156 Ramal 25 - Fax: +55 34 3239-4126
e-mail: ffmarco@gmail.com
          fabianaf@famat.ufu.br


___________________________________
Prof.  Dr. Edmilson Rodrigues Pinto
Coordenador do Curso de Bacharelado em EstatÃstica
Faculdade de MatemÃtica
Universidade Federal de UberlÃndia - UFU
Tel:  +55 343239-4126      Ramal 44
Fax: +55 343239-4156
Pessoal, esta é uma revista bem conceituada.


Call for Papers
BOLEMA

Educação Estatística

A Estatística hoje é ferramenta essencial para uma leitura crítica de mundo e para o desenvolvimento das mais diversas áreas do saber e práticas profissionais.
Desde a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais a Educação Estatística faz parte dos programas da Escola Básica, acompanhando as tendências internacionais sobre currículos. A linha de investigação sobre
Educação Estatística tem crescido consideravelmente, mas ainda precisa se fortalecer e estabelecer um diálogo mais efetivo entre os diversos pesquisadores na área, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. O campo de pesquisa tem se mostrado amplo e profícuo: trata de propor e avaliar estratégias de Educação Estatística voltadas para todos os níveis de escolaridade; estudar projetos, intenções, sucessos e limitantes relativos à inclusão da Educação Estatística em programas de formação de professores (com ênfase aos cursos de Licenciatura e
Pedagogia) e no âmbito da formação profissional mais geral; de analisar e elaborar propostas de textos didáticos e atividades específicas; de esboçar interferências nas políticas públicas que tratam do desenvolvimento curricular;
de investigar as potencialidades de vinculação entre a Educação Estatística e outras linhas de pesquisa em Educação Matemática (como a Modelagem, a Resolução de Problemas, a utilização de novas mídias no ensino ...) etc.

Para divulgar e discutir a pesquisa que tem sido realizada nesse domínio, o BOLEMA ? Boletim de Educação Matemática ? comunica que, no período de 01/02/2010 a 28/05/2010, receberá artigos para uma edição especial referente ao tema ?Educação Estatística? em suas diversas vertentes. O BOLEMA julga ser essa uma contribuição possível para trazer subsídios que fundamentem/apoiem ações relativas não só às salas de aula, mas relativas também à produção de pesquisa nessa linha específica.


Sobre o trâmite de avaliação dos originais submetidos


Tendo sido aprovados mais artigos do que o número máximo para a composição de uma edição, a seleção dos artigos que participarão do volume temático ?Educação Estatística? será feita pelo editor, ouvidos especialistas que integrarão, como avaliadores adhoc, o Conselho Consultivo do BOLEMA para esta edição específica.
Os demais artigos aprovados mas não aproveitados para a edição especial poderão, se os autores assim desejarem, ser publicados em edições regulares do BOLEMA. As normas para a elaboração dos originais pode ser acessada no site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/bolema/index, clicando em ?INFORMAÇÕES
para autores?, à esquerda da tela. Os artigos devem ser submetidos diretamente ao editor (vgarnica@fc.unesp.br) ou aos editores executivos (bolema@rc.unesp.br), explicitando-se ser submissão para a Edição Temática
?Educação Estatística?.




--
Profa. Dra. Fabiana Fiorezi de Marco
Universidade Federal de Uberlândia
Faculdade de Matemática
Núcleo de Educação Matemática
Av. João Naves de Ávila, 2.121 - Santa Mônica
CEP: 38400-902 - Uberlândia - MG
Fone:+55 34 3239-4156 Ramal 25 - Fax: +55 34 3239-4126
e-mail: ffmarco@gmail.com
          fabianaf@famat.ufu.br