Call for Papers
BOLEMA
Educação Estatística
A Estatística hoje é ferramenta essencial para uma leitura crítica de mundo e para o desenvolvimento das mais diversas áreas do saber e práticas profissionais.
Desde a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais a Educação Estatística faz parte dos programas da Escola Básica, acompanhando as tendências internacionais sobre currículos. A linha de investigação sobre
Educação Estatística tem crescido consideravelmente, mas ainda precisa se fortalecer e estabelecer um diálogo mais efetivo entre os diversos pesquisadores na área, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. O campo de pesquisa tem se mostrado amplo e profícuo: trata de propor e avaliar estratégias de Educação Estatística voltadas para todos os níveis de escolaridade; estudar projetos, intenções, sucessos e limitantes relativos à inclusão
da Educação Estatística em programas de formação de professores (com ênfase aos cursos de Licenciatura e
Pedagogia) e no âmbito da formação profissional mais geral; de analisar e elaborar propostas de textos didáticos e atividades específicas; de esboçar interferências nas políticas públicas que tratam do desenvolvimento curricular;
de investigar as potencialidades de vinculação entre a Educação Estatística e outras linhas de pesquisa em Educação Matemática (como a Modelagem, a Resolução de Problemas, a utilização de novas mídias no ensino ...) etc.
Para divulgar e discutir a pesquisa que tem sido realizada nesse domínio, o BOLEMA ? Boletim de Educação Matemática ? comunica que, no período de 01/02/2010 a 28/05/2010, receberá artigos para uma edição especial referente ao tema ?Educação Estatística? em suas diversas vertentes. O BOLEMA julga ser essa uma
contribuição possível para trazer subsídios que fundamentem/apoiem ações relativas não só às salas de aula, mas relativas também à produção de pesquisa nessa linha específica.
Sobre o trâmite de avaliação dos originais submetidos
Tendo sido aprovados mais artigos do que o número máximo para a composição de uma edição, a seleção dos artigos que participarão do volume temático ?Educação Estatística? será feita pelo editor, ouvidos especialistas que integrarão, como avaliadores adhoc, o Conselho Consultivo do BOLEMA para esta edição específica.
Os demais artigos aprovados mas não aproveitados para a edição especial poderão, se os autores assim desejarem, ser publicados em edições regulares do BOLEMA. As normas para a elaboração dos originais pode ser acessada no site
http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/bolema/index, clicando em ?INFORMAÇÕES
para autores?, à esquerda da tela. Os artigos devem ser submetidos diretamente ao editor (
vgarnica@fc.unesp.br) ou aos editores executivos (
bolema@rc.unesp.br), explicitando-se ser submissão para a Edição Temática
?Educação Estatística?.