Fórmula Mágica: X, Y e Z.

Caros Redistas,

Tenho muito respeito e apreço pelos alunos que fazem o
mestrado de estatística - que com muito esforço e trabalho
árduo -, fazem suas dissertações com afinco num prazo
bem delineado.

Por conta desse respeito, permitam-me retratar aqui uma
fórmula mágica de se fazer uma dissertação em 3 (meses)
e à distância. Eu entrei com um processo na UFRPE para
cancelar a defesa desta dissertação que está ainda em
trâmite na procuradoria jurídica dessa universidade.

A aluna W defendeu uma dissertação em dezembro de 2008
na UFRPE, onde consta na folha de rosto da dissertação
e na ata da defesa que ela foi orientada pelos professores
X (orientador) e Y (co-orientador) (ambos da UFRPE), sendo
os examinadores externos: Z (da USP) e Z1 (da UFBA).

Nas suas declarações à comissão de inquérito: X (orientador)
declara "que realmente não orientou" e Y (co-orientador) "que
apenas mostrou como ajustar umas curvas, além de corrigir o
inglês do abstract". Entretanto, Z (o examinador externo)
confessa "que de fato orientou". O examinador Z1 não respondeu
à comissão.

Todo o trabalho (pesquisa e escrita) da dissertação foi
feito (pasmem!) em 3 meses, com uma restrição adicional:
W na Bahia, X e Y em Pernambuco e Z em São Paulo.
Z (examinador externo) ainda enfatizou à comissão
"fui pra Bahia num feriado prolongado para trabalhar
efetivamente com W".

Eu confesso que em 35 anos de ensino na pós-graduação
nunca presenciei nenhum aluno mediano defender uma
dissertação de mestrado de 3 meses. Existem algumas
exceções de gênios: Norbert Wiener defendeu seu
doutoramento aos 18 anos depois de trabalhar por mais
de 2 anos.

O que os redistas acham de tudo isso? Depois da minha denúncia,
X e Y entraram com um processo contra mim - por injúria e
difamação - mas por conta das fortes evidências contra eles,
parece até que o processo sumiu.

Um amigo meu (da Academia Brasileira de Ciências) sugeriu
que eu denunciasse o fato à CAPES. Outro que eu fosse aos jornais.
Outro ao Ministério Público. Eu me contento em citar essa
experiência apenas para os estatísticos para que do limão
possa surjir uma limonada no futuro para algumas pessoas.

Quando o processo encerrar, quem desejar saber que são X, Y
e Z poderei citá-los nominalmente. Entendo que W está
começando (ou terminando?) a carreira de forma totalmente
irregular e deixo esse problema com sua consciência.

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro