[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

[Fwd: O novo "college"]




Jornal Folha de SÃo Paulo, domingo, 06 de dezembro de 2009

 TENDÃNCIAS/DEBATES

O novo "college"

NAOMAR DE ALMEIDA FILHO


--------------------------------------------------------------------------------
Dadas a complexidade e a diversidade cultural do mundo contemporÃneo, hÃ
insatisfaÃÃo com modelos atuais de educaÃÃo superior
--------------------------------------------------------------------------------


ESTIVE EM Boston para um seminÃrio na Universidade Harvard
<http://www.harvard.edu/>  sobre meu tema de pesquisa, desigualdades em
saÃde.
Aproveitei a viagem para visitar programas e assinar acordos com
universidades
da Costa Leste. Em palestras e encontros, discutimos o Reuni e seu impacto
na
universidade pÃblica brasileira, agora talvez mais aberta Ã
internacionalizaÃÃo.
Percebi grande interesse no modelo UFBA Universidade Nova
<http://www.universidadenova.ufba.br/>  e no regime curricular do
bacharelado
interdisciplinar (BI), sobretudo por suas perspectivas de compatibilidade
com o
modelo do "college".

PorÃm, muito fascinava nossos parceiros o que para eles parecia ser um caso
de
pioneirismo e sucesso (mitos heroicos parecem atrair os gestores acadÃmicos
das
poderosas universidades americanas).

Contei como a experiÃncia do BI tem extrapolado nossas expectativas mais
positivas. Por um lado, permitiu à UFBA implantar um projeto Reuni ambicioso
e
inovador, com massiva ampliaÃÃo da graduaÃÃo, de 4.200 vagas em 2007 para
7.916
em 2009, principalmente cursos noturnos.

Por outro lado, constatamos inesperada aceitaÃÃo em relaÃÃo aos novos
cursos. A
primeira oferta de novas modalidades de graduaÃÃo (ano passado) teve mais de
5.000 candidatos para 980 vagas. O BI de saÃde recebeu 12 candidatos por
vaga, e
a procura pelo BI de ciÃncias & tecnologias superou quase todas as
engenharias.

Neste ano, em processo seletivo recorde em toda a histÃria de nossa
instituiÃÃo,
cerca de 14 mil postulantes optaram por 1,4 mil vagas nas novas modalidades
de
ensino. Entre os 10 cursos mais concorridos, 5 sÃo BIs ou cursos
tecnolÃgicos.

O BI de humanidades tem maior concorrÃncia que direito, administraÃÃo e
comunicaÃÃo. O curso de gestÃo social à tÃo procurado quanto o de medicina,
com
mais de 34 candidatos/vaga, enquanto o BI de saÃde, mesmo duplicando a
oferta de
vagas, Ã o terceiro curso mais concorrido, com 21 candidatos/vaga.

No aeroporto de Nova York, confiro manchete da "Newsweek": "A reinvenÃÃo da
educaÃÃo superior" <http://www.newsweek.com/id/218183>. Quatro reitores e
dois
pesquisadores em educaÃÃo discutem o papel do "college", a necessidade de
tornÃ-lo mais contemporÃneo e, ao mesmo tempo, recuperar sua funÃÃo
pedagÃgica.

A matÃria central da revista à um artigo do senador Lamar Alexander,
ex-ministro
da EducaÃÃo dos EUA, defendendo a reduÃÃo do "college" de quatro para trÃs
anos.
A favor da proposiÃÃo, dois argumentos: aumento da eficiÃncia com reduÃÃo de
custos sociais e renovaÃÃo curricular com universalidade da formaÃÃo.

A proposta indica insatisfaÃÃo com modelos atuais de educaÃÃo superior
diante da
complexidade e diversidade cultural do mundo contemporÃneo.
Na tradiÃÃo intelectual estadunidense, hà quase consenso de que a educaÃÃo
superior constitui o mais legÃtimo meio de ascensÃo social. Talvez por isso,
nossos interlocutores apreciam o fato de que a Universidade Nova tem matriz
interdisciplinar, articula-se com programas de aÃÃo afirmativa e o BI
compreende, ele prÃprio, instrumento de inclusÃo social.

Para Sherman Garnett <http://www.msu.edu/thisismsu/executive/deans.html>,
"dean"
do prestigioso James Madison College <http://www.jmc.msu.edu/> da Michigan
State
University, onde assinamos convÃnio de intercÃmbio acadÃmico, o modelo do BI
pode superar o clÃssico "college" nÃo sà por ser mais econÃmico mas tambÃm
por
fomentar interdisciplinaridade e resgatar a missÃo civilizatÃria na
universidade. SÃ para relembrar, Boaventura de Sousa Santos
<http://www.ces.uc.pt/publicacoes/opiniao/bss/> hà tempos fez o mesmo
comentÃrio
ao comparar o BI com o bacharelado europeu.

Nessas bases, tambÃm iniciamos colaboraÃÃo entre a Steinhardt School of
Culture
and Human Development <http://steinhardt.nyu.edu/> da New York University e
o
novo Instituto de Humanidades, Artes e CiÃncias Milton Santos
<http://www.ihac.ufba.br/portugues/> da UFBA, integrando currÃculos em
programas
conjuntos de formaÃÃo interdisciplinar nas Ãreas de saÃde, artes e
humanidades.

Dois sÃculos de histÃria do sistema universitÃrio anglo-saxÃo teriam mesmo
desgastado o importante elemento de integraÃÃo social e cultural de povo e
naÃÃo, estruturante do projeto original da universidade humboldtiana? SerÃ
que o
novo "college", mais curto e menos especializado, agora apresentado como
alternativa ao bachelor de Bolonha, vai ao encontro do bacharelado
interdisciplinar?

Poderà a "onda brasileira" de desenvolvimento solidÃrio, neste momento tÃo
visÃvel e valorizada no cenÃrio polÃtico e econÃmico mundial, contribuir
para a
internacionalizaÃÃo da educaÃÃo superior com modelos criativos de inclusÃo
social com qualidade acadÃmica?


--------------------------------------------------------------------------------
NAOMAR DE ALMEIDA FILHO , 57, doutor em epidemiologia, pesquisador 1-A do
CNPq,
à reitor da UFBA (Universidade Federal da Bahia
http://www.portal.ufba.br/ ).



By Lamar Alexander | NEWSWEEK
Published Oct 17, 2009
From the magazine issue dated Oct 26, 2009

The Three-Year Solution

How the reinvention of higher education benefits parents, students, and
schools.

http://www.newsweek.com/id/218183



By Debra Rosenberg | NEWSWEEK
Published Oct 17, 2009
From the magazine issue dated Oct 26, 2009

Whatâs College for Anyway?

A debate over the role of higher education.

http://www.newsweek.com/id/218234





__________ Information from ESET NOD32 Antivirus, version of virus signature
database 4364 (20090824) __________

The message was checked by ESET NOD32 Antivirus.

http://www.eset.com





___________________________________
Prof.  Dr. Edmilson Rodrigues Pinto
Coordenador do Curso de Bacharelado em EstatÃstica
Faculdade de MatemÃtica
Universidade Federal de UberlÃndia - UFU
Tel:  +55 343239-4126      Ramal 44
Fax: +55 343239-4156