[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: bibliometrics



Esse assunto de avaliação acadêmica é, deveras, complicado.
As considerações do Carlinhos sobre os afazeres, muito importantes para o bom andamento das pesquisas, administrativos e de ensino que podem, pelo menos temporariamente, impedir que se publique, e não são devidamente considerados nas avaliações, devem ser refletidas.

Eu conheço um professor da Coppe/UFRJ na área de Engenharia Civil, que desenvolveu uma metodologia de fabrico de tijolos ecológicos. Vem se dedicando, como um monge,ao desenvolvimento de métodos de construção de habitações populares e de difusão dos mesmos entre as populações de baixa renda do Rio de Janeiro. Já montou uma série de "fabricas" desses elementos em várias comunidades (nosso novo nome para favelas!), capacitando os próprios moradores/construtores de suas próprias moradias (notadamente mulheres). Com isso já foram construídas milhares de casas dando abrigo a milhares de pessoas. Montou uma de suas fábricas numa penitenciária, dando ocupação aos presos, que é considerada a melhor forma de tentativa de reintegração social pelos especialistas dá área, pois, como dizem, cabeça vazia é casa do diabo. Atualmente ele atua no PAC dos Morros do Alemão e das favelas de Manguinhos. Tudo isso sem a devida retribuição financeira, apenas a sensação do dever cumprido.
Claro que nesse tempo ele não deve ter publicado muito em revistas internacionais, mas não estaria ele fazendo com que a universidade fosse ao encontro da sociedade que, de fato, a financia e merece esse retorno?
Se procurarmos com cuidado descobriremos vários exemplos desses em várias áreas da universidade. Só não são descobertos pelas avaliações de desempenho acadêmico.
Abraços e um grande Natal a todos.

2009/12/15 <pam@ime.usp.br>

Pedro Morettin <pam@ime.usp.br>

Acho que vale a pena ver o artigo no Siam citado pelo JUlio Stern.
Mostra as falácias que podem resultar do uso indiscriminado  de fatores de impacto, h,  citações e outras formas de "bibliometria". Aliás, a IMU, IMS e outra instituição encomendaram um trabalho sobre isso, feito por 3 matemáticos (entre eles um estatístico/probabilista), que também deve ser lido. Alguém ou a SBM deve ter cópia.

Saudações,

Pedro



--
Vermelho
F.: (21) 2501 2332 - casa
          2142 0473 - IBGE