perfil mínimo

Caros Redistas,

Desde o final dos anos 70 - quando participei pela 1a vez de uma
reunião de pós-graduação na COPPE/UFRJ-, presenciei inúmeras
discussões sobre qual seria um perfil mínimo de um orientador
de dissertação de mestrado e de tese de doutorado bem como
dos participantes dessas bancas examinadoras.

Na última 5a feira presenciei (mais uma vez) numa reunião
do colegiado da pós-graduação da matemática da
UFPE (conceito 5 na CAPES) que esse assunto parece nunca
convergir para lugar nenhum, pois existe uma grande variabilidade
de correntes envolvidas dentro do programa.

Minha sugestão seria que esse assunto fosse discutido nas
pós-graduações de estatística do País para tentarmos chegar
a algum perfil comum, sem extrapolar muito as normas vigentes
de cada programa que, no meu entender, também variam muito.

Meu chute inicial (baseado no que eu acho razoável)
para nossa área seria:

* para orientador ou membro de banca de mestrado - ter pelo menos
quatro publicações em periódicos internacionais de estatística;

* para orientador ou membro de banca de doutorado - ter pelo menos
dez publicações em periódicos internacionais de estatística nos
últimos 6 (seis) anos.

Bom final de semana para todos.

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro