pensar estatisticamente e nao matematicamente

Doris
Interessante o artigo do DeVeux e Velleman.
Indica novamente
1)Que disciplinas introdutorias de estatistica para outras areas da ciencia nao podem ser ensinados no inicio desses cursos.Estatistica é a tecnologia da ciencia e nao pode ser ensinada para quem nao sabe nada da ciencia que deseja se dedicar. 2)Estatistica , nao e matematica. e muito mais dificil de ensinar e aprender do que a mesma. Vai o meu velho ditado:Para um matematico variavel aleatoria (VA) e uma funçao mensuravel. Para um estatistico e muito mais:a) VA é a alma de uma observação ou b)A observação eé o nascimento de uma VA.
É muito mais conceitual!!!
3)Um exemplo real: Nos idos de 1972/73 logo apos desenvolver seu famoso modelo de regressao de Cox , ele , meu orientador pediu uma justificativa para o modelo.Havia uma discussao sobre a validade dos resultados assintoticos naquela funçao chamada originalmente de likelihood condicional. Alem disso nao se havia chegado a conclusao se era um likelihood condicional ou marginal. As distribuiçoes assintoticas dos estimadores do modelo nao haviam ainda sido demonstrados (so mais tarde por outro autor em artigo no Annals of Statistics) Procurei demonstrar as propriedades assintoticas dos estimadores dos parametros do modelo usando propriedades dos estimadores de minimos qui quadrados etc. Nao era uma justificativa. O proprio professor Cox em um periodo afastado para uma operação cirurgica voltou com a solução , era uma verossimilhança parcial (publicado na Biometrica ). Esta experiencia ou na verdade falta de experiencia me mostraram que o problema nao era matematico e sim muito mais dificil , conceitual.
Basilio
Doris Fontes Escreveu:
Artigo interessante (acho que de 2004, publicado no Amstat de Dez/2008)
sobre Statistical Thinking (e ensino da estatística) (
http://www-stat.wharton.upenn.edu/~hwainer/Readings/DeVeaux_Velleman_Math%20is%20Music_Statistics%20is%20Literature.pdf
 --
 também http://www.williams.edu/Mathematics/rdeveaux/Math.pdf ) e um
comentário sobre ele (