Re: [ABE-L]: 1/2 confuso

Para os ex-alunos do Prof. Gauss (que sei que são muitos):

*********
Caros,

Ao lançarmos uma moeda qualquer, pode ocorrer o valor 1 ou 0. A
probabilidade de ocorrer o valor 1 é um determinado p (cada moeda tem o
seu). Este é o parâmetro da distribuição de probabilidade da variável
que fornece o resultado deste experimento aleatório. Por isso, variável
aleatória.
É fácil construir uma moeda honesta (p=1/2), (Considere pares de
lançamentos de uma moeda qualquer, por exemplo, para definir a moeda
honesta!) e é possível produzir estimativas do parâmetro p de boa qualidade,
que é desconhecido mesmo para a casa da moeda que a fabricou. Agora, se
ele (o parâmetro que determina a chance da variável aleatória ser 1) não é
fixo, Billingsley (e muitos outros) devem ser escritores de ficção
científica...

Abraços,
Adilson Simonis.