[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Estatistica p/Engenharia



Caro Cezar
Tambem concordo e ja defendi na rede que estatistica deve ser ensinada no final dos cursos.
Se nao houver jeito , usar um texto que motive os alunos:
Na UFRJ usavamos o livro do Morettin e Bussab bem adequado mais para Administracao.
Outras opcoes para Engenharia sao livros do tipo de
Ryan -1989-Statistical Methods for Quality Improvement Wiley
Miller e Miller-1995-Statistical Methods for Quality, Prentice Hall
Basilio

,


Caro Cezar

cezar Escreveu:
gausscordeiro escreveu:

Caros Redistas,

Sem acentos, muito bom o texto "Your chance for happiness (or misery)" que o Prof. Renato Assuncao (UFMG) postou na rede. Imprimi e entreguei a alguns dos meus alunos.
A estatistica (metodos teoricos e aplicados) jah eh uma das areas mais
proeminentes e serah ainda mais num futuro proximo. Tenho firme
conviccao no que estou afirmando. Pena que poucas pessoas saibam
disso.

Cordiais Saudacoes,
Gauss
Prezados Colegas da rede ABE
Gostaria de compartilhar com a rede e ao mesmo tempo, pedir sugestões, a respeito da seguinte questão: estou envolvido em uma discussão sobre mudança de conteúdo programático de disciplinas de Estatistica, ministradas no ciclo básico de cursos de Engenharia. Atualmente temos duas disciplinas: a primeira chamada de Básica vê a aprte de Estatística Descritiva, probabilidade, prob condicionada, temrema de Bayes,VA discretas, continuas e alguns modelos discretos e continuos. A segunda, chamada de Apicada, vê a parte de inferencia. com distribuições amostrais, intervalos de confiança, testes de hipóteses (uma e duas amostras) e alguma coisa de COntrole Estatístico de PRocessos. Há uma forte tendencia por parte dos coordenadores da parte de Engenharia de que se reduza tudo a uma disciplina apenas. Minha opinião é que vamos perder muito, pois teremos que comprimir tudo isso em apenas 60 horas/aula, mas gosataria de ouvir a experiencia dos companheiros que porventura já tenham se defrontado com esse dilema. Uma outra questão que me inquieta é com relação ao fato de disciplina de Estatistica, nesse e em outros cursos de graduação, ser colocada no básico, onde o aluno ainda nao tem nenhum conhecimeto de sua área profissional e perde muito nas aplicações, não seria melhor que a disciplina de Estatistica fosse colocada no ciclo profissional, possibilitanto um maior aprendizado nas aplicações? mas há uma série de implicações por trás de tudo isso e tenho sérias inquietações quanto a uma proposta a esse respeito.
Desde já agradeço pelas contribuições porventura enviadas.
abraços a todos
Cezar Cerqueira
Dep. Bàsico da Escola Politécnica de Pernambuco.
"O maior antro de corrupção no Brasil é o Senado Federal" (G. M. Cordeiro).

<http://www.frasesfamosas.com.br/de/winston-churchill.html> ------------------------------------------------------------------------
Em 20/05/2010 19:20, *Renato Assunção < assuncao@est.ufmg.br >* escreveu:
Statistics: Your chance for happiness (or misery)
By Professor Xiao-Li Meng





Basilio de Bragança Pereira
*Titular Professor of  Bioestatistics and of Applied Statistics
*FM-School of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering and
HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho.
*UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro
*Tel: 55 21 2562-7045/7047/2618/2558
www.po.ufrj.br/basilio/
*MailAddress:
COPPE/UFRJ
Caixa Postal 68507
CEP 21941-972 Rio de Janeiro,RJ
Brazil