Pernambuco falando para o mundo!

Quando o empresÃrio F. Pessoa de Queiroz, em 1948, fundou a RÃdio Jornal do Commercio

em Recife adotou o slogan empreendedor: âPernambuco falando para o mundoâ.

Esse slogan marcou muito a minha infÃncia ao ligar o rÃdio.

Atà hoje esse fato serve de comentÃrios do quanto os pernambucanos sÃo

orgulhosos de sua terra. A minha forte pernambucanidade, tambÃm, me induz a

citar (sem cabotinismo) um fato - jà dito nessa rede hà vÃrios anos-, mas que os

novos redistas talvez desconheÃam. Como esse fato foi decorrente de um trabalho

muito intenso desenvolvido por uma decada deve ser citado.

Em 1997, foi publicado um artigo cientÃfico no Canadian Journal of Statistics, analisando

a produtividade cientÃfica mundial em 10 anos (entre 1985 e 1995) de

todas as instituiÃÃes do planeta, em termos de publicaÃÃes nos 16 melhores
periÃdicos de estatÃstica.

A Tabela 8 (da pÃgina 437) desse artigo (em anexo) mostra que a U. de Pernambuco

(leia-se meu grupo de pesquisa à Ãpoca na UFPE) ficou na 4a posiÃÃo no ranking mundial

de produtividade cientÃfica per-capita, perdendo apenas para as Universidades

de Essen, Queens College e Universidade de Buenos Aires. Recebemos atà uma

menÃÃo de louvor da CÃmara dos Vereadores de Recife.

De um microfone isolado que funcionou entre 1983 a 1996, agora temos vÃrios

outros microfones divulgando a boa estatÃstica mundo afora.

Em estatÃstica, Pernambuco realmente fala para o mundo!

Cordiais SaudaÃÃes,