dois tipos de alunos

Caros Redistas,

Eu sou professor hà quase 42 anos e descobri ao longo de minha vida de ensino que
existem dois tipos de alunos: aqueles que tÃm Ãlan para a pesquisa e os que nÃo tÃm.

Na universidade, quando vocà passa um tema de pesquisa para aqueles alunos do primeiro grupo,

eles vÃo a fundo ao assunto, tentam progredir no tema, fazendo ampla pesquisa bibliogrÃfica,

chegando passar meses a fio na soluÃÃo dos problemas decorrentes da pesquisa.

Do lado oposto, quando o tema à dirigido para aqueles alunos que nÃo tÃm Ãlan: eles

simplesmente hibernam e esperam que os resultados venham do cÃu. A natureza, infelizmente,

nÃo dà nada de graÃa a ninguÃm!

Sou totalmente contra os gestores acadÃmicos financiarem bolsas de estudos para alunos que

nÃo gostam de estudar e nÃo tÃm Ãlan para a ciÃncia. O que se faz hoje em dia â em inÃmeros cursos

de pÃs-graduaÃÃo do PaÃs â, Ã jogar dinheiro fora, financiando alunos que nÃo sÃo verdadeiramente

talhados para a pesquisa cientÃfica. Esse, no meu entender, Ã um dos fatores que prejudica a

qualidade da nossa pÃs-graduaÃÃo. NÃo interessa a esses gestores a qualidade dos formandos,

mas somente a quantidade.

Outro assunto deplorÃvel à o faz-de-conta promovido por alguns professores que nÃo sendo pesquisadores

natos posam de orientadores atà mesmo de doutorado. Esses professores nÃo tÃm Ãlan para a pesquisa

cientÃfica e o pior: nunca publicaram nada em periÃdico internacional. Existem atà aqueles que nÃo conhecem

o bÃsico da EstatÃstica (anÃlise de variÃncia, estatÃsticas suficientes, testes de hipÃteses, distribuiÃÃo de

Weibull), mas persistem orientando na nossa Ãrea.

Tenho o diploma de engenheiro civil, fui colocado durante o curso entre os 10 melhores da UFPE (turma de 1974),

mas nunca me arvorei a calcular nem mesmo uma calÃada. Tenho o diploma, mas (felizmente) nÃo sou engenheiro

de obras. Infelizmente, muitos na academia persistem voando como condor mesmo sem saber voar como

bacurau!.

Cordiais SaudaÃÃes,

"Pode-se enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas nÃo se consegue enganar todas por todo o tempo." Abraham Lincoln.