FÃrum

Na Ãltima 5Â feira ministrei uma palestra sobre o estado da arte da EstatÃstica no PaÃs

no FÃrum de MatemÃtica e EstatÃstica, realizado na UNICAMP, onde citei alguns dos problemas

crÃnicos que assolam as universidades federais. Boa audiÃncia e presenÃa de vÃrios estatÃsticos

neste FÃrum..

No dia seguinte à palestra, um professor se encontrou comigo em Viracopos e me disse que

eu tinha citado os problemas sobre as IFES que todos os cientistas

concordavam mas ninguÃm tinha a coragem de dizer em pÃblico o que eu

disse.

Meus pontos: a) a eleiÃÃo de reitor pelo voto direto à um dos grandes males de gestÃo das IFES;

b) as universidades federais sÃo globalmente ruins com exceÃÃo de alguns ilhas de excelÃncia.

O percentual dessas ilhas em relaÃÃo à totalidade de departamentos pode variar de 10%

nas piores IFES atà um mÃximo de 40% nas melhores.

Cordiais SaudaÃÃes,

"Pode-se enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas nÃo se consegue enganar todas por todo o tempo." Abraham Lincoln.