[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: Folha SP dia 23/11



Em 23/11/2010 11:37, gausscordeiro escreveu:
Professores da USP criam graduaÃÃo paga

FundaÃÃo dirigida por docentes ligados a curso pÃblico de administraÃÃo vai cobrar R$ 2.200 mensais em nova turma

Sindicalista và conflito Ãtico; representante de entidade afirma que iniciativa fortalece universidade pÃblica

FÃBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

Criada por professores da USP (Universidade de SÃo Paulo) para dar apoio à instituiÃÃo, a FIA (FundaÃÃo Instituto de AdministraÃÃo) oferecerà a partir de 2011 um curso particular de graduaÃÃo em administraÃÃo, com mensalidade de R$ 2.200.
A novidade à criticada. Hà o temor de que haja prejuÃzo ao curso pÃblico da USP, pois a maioria dos dirigentes e parte dos professores da FIA sÃo da FEA (Faculdade de Economia e AdministraÃÃo), da universidade.
"Jà hà pouco comprometimento de alguns docentes com a nossa graduaÃÃo. Hà muitas faltas. Pode piorar, porque alguns deles tambÃm estÃo hoje na FIA", afirma MaÃra Madrid, diretora do centro acadÃmico da FEA.
O presidente do sindicato dos docentes da universidade, JoÃo Zanetic, sustenta que hà um conflito de interesses na criaÃÃo da faculdade privada.
"Por que os dirigentes da FIA que criaram curso que poderà ser atà melhor do que o da FEA nÃo fizeram o mesmo pela USP? A FIA fez nome em cima da USP. Agora ela cria um curso concorrente.
HÃ um problema Ãtico", afirma Zanetic.

EXPERIÃNCIA
O diretor acadÃmico da FIA, James Wright -que tambÃm à docente da USP- discorda das crÃticas. Para ele, a relaÃÃo entre as instituiÃÃes à benÃfica à USP.
Segundo Wright, a maioria dos docentes mais bem avaliados da FEA nos processos internos da USP atuam tambÃm na FIA. "Professores adquirem experiÃncia em empresas e depois repassam aos alunos." Ele diz que o prÃprio curso da FIA ajudarà o da FEA. "O processo de gestÃo poderà ser usado na USP."

POLÃMICA
A fundaÃÃo foi criada em 1980 para agilizar pesquisas e prestaÃÃo de serviÃos feitas por docentes da FEA. PossuÃa atà USP em seu nome. D epois, ganhou espaÃo com cursos de pÃs-graduaÃÃo e extensÃo, todos pagos.
Parte dos recursos eram -e ainda sÃo- revertidos para a faculdade da USP. Para o sindicato dos docentes, a fundaÃÃo usava a marca e a estrutura da USP para atrair recursos. Depois dessa polÃmica, em meados da dÃcada, a FIA decidiu retirar a USP do seu nome.

Diretor nega haver prejuÃzo a curso da USP

DE SÃO PAULO

O diretor acadÃmico da FIA, James Wright, negou que haverà prejuÃzo ao curso da USP. Ele diz que a fundaÃÃo contratarà docentes especÃficos para o curso de graduaÃÃo. Os coordenadores da FIA, porÃm, sÃo docentes da FEA.
"Queremos criar um curso de referÃncia internacional", disse. A graduaÃÃo terà 50 vagas.
A fundaÃÃo tambÃm decidiu abrir uma graduaÃÃo porque o MinistÃrio da EducaÃÃo limitou a atuaÃÃo de entidades nÃo educacionais na pÃs-graduaÃÃo. Com o curso de graduaÃÃo, a FIA virou faculdade, se enquadrando nas regras federais para a pÃs.
O centro acadÃmico definirà seu posicionamento sobre o assunto em 2011. A reitoria nÃo se manifestou.

Â

Â





"Pode-se enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas nÃo se consegue enganar todas por todo o tempo." Abraham Lincoln.


Â

Prezados redistas

Preocupado com questÃes ligadas ao ensino da EstatÃstica, estamos , juntamento com Ãreas de Planejamento e AvaliaÃÃo, iniciando um estudo sobre temas ligados à EducaÃÃo em EstatÃstica, ainda na fase de leituras. Tivemos contato com o excelente trabalho do Prof. Amilton Ara, em sua tese de doutoramento. Nesse sentido, gostarÃamos de manter contato com o mesmo, nÃo sabemos se ele integra a lista, mas caso alguÃm na lista tenha seu contato favor me enviar para que possamos trocar algumas idÃias e tambÃm porque estamos necessitando de algum material complementar para aprofundar o estudo nesse assunto.
desde jà agradeÃo o envio do solicitado
Cezar Cerqueira
Curso de Ciencia da ComputaÃÃo - Univ Catolica de PE
e Escola Politecnica da Univ de Pe.