Re: [ABE-L]: Deu Uol Noticias (13/12)

Nada hà aqui sobre eleiÃÃo direta. Trata-se de uma indicaÃÃo espontÃnea (e
participa quem quer), dentre os leitores do Times. E o objetivo à escolher
alguÃm que à considerado, naquele universo, como importante ou conhecido.
Popular, digamos assim.

E, cà entre nÃs, o tal do  Assange, que figura na lista, deveras colocou fogo
na palha. Em minha opiniÃo, com direito e atà dever. Afinal, exige-se
transparÃncia das empresas e das pessoas. NÃs nÃo podemos nos esconder do
Governo. Por que governos, quer dizer a administraÃÃo pÃblica, podem ter aÃÃes
ocultas de seus constituintes? Como fiscalizar os governos se eles se ocultam
legalmente?

HÃ um herÃi pouco reconhecido - Daniel Elsberg. Ele, funcionÃrio da Rand
Corporation, uma falsa empresa privada que à braÃo do Departamento de Estado
dos EUA, tinha acesso a documentos que mostravam a real face da guerra do
Vietnam. Elsberg usou uma mÃquina nova, a copiadora Xerox, para, em
madrugadas, copiar milhares de documentos, os quais deu ao NY Times. (VÃrios
jornais negaram-se a receber os documentos) A publicaÃÃo desses documentos
mostrou a face mentirosa do governo americano e o desmoralizou, com justiÃa,
frente à opiniÃo pÃblica. O resto, jà sabemos. Precipitou-se a derrota
americana no Vietnam, veio o fim da guerra e o desespero da entourage Nixoniana
fÃ-la embarcar em outra aventura fraudulenta, o Watergate. O governo acabou
legalment impedido. Elsberg foi ferrado pelo governo nos anos seguintes. Seu
nome (ele ainda vive) deve ser respeitado por todo democrata. Quem sabe o
Assange merecerà o mesmo status? Enfim, vÃ-lo na lista mostra que  leitores do
Time estÃo atentos ao que se passa em volta. Talvez a lista nÃo seja tÃo burra
assim....

Voltando a eleiÃÃes diretas - aclamaÃÃes populares, principalmente em comÃcios
ou agrupamentos desse tipo sÃo, sim, muito perigosas. Sempre saem viciadas por
aqueles prestidigitadores, que tem o microfone na mÃo. Mais modernamente,
pelos que tem o rÃdio e  televisÃo. Ã fÃcil transformar uma pequena multidÃo
em turba para linchamento. E fÃcil conduzir "as massas". Mas isso nÃo à
eleiÃÃo direta decente. AliÃs, nÃo à decente - nem eleiÃÃo. Deve ser a este
fenÃmeno que Gauss reagiu.

Abs

ZÃ Carvalho