[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: RE: [ABE-L]: TABELA PERIÃDICA serà corrigida




ou intervalos de tolerÃncia...


On Qui 23/12/10 14:13 , Kleber NapoleÃo napoleaok@hotmail.com sent:
Seria interessante saber se estes intervalos, a exemplo do enxofre [32,059, 32,076], sÃo intervalo de confianÃa ou de amplitude amostral.




Date: Thu, 23 Dec 2010 12:03:56 -0300
From: vermelho2@gmail.com
To: lutembergflorencio@yahoo.com.br
CC: abe-l@ime.usp.br
Subject: Re: [ABE-L]: TABELA PERIÃDICA serà corrigida

à isso aÃ!!!!

A ciÃncia NÃO Ã estÃtica, mas EstatÃsitca!
AbraÃos a todos e um bom final/inÃcio de ano.

Em 23 de dezembro de 2010 10:20, Lutemberg Florencio <lutembergflorencio@yahoo.com.br> escreveu:
Car*s,
 
Agora sÃo os quÃmicos que terÃo que adaptar seus conhecimentos, para 10 elementos da tabela. Por exemplo, o peso quÃmico do enxofre agora varia dentro do intervalo 32,059 e 32,076, e nÃo mais com o valor determinÃstico 32,065. Ã a EstatÃstica contribuindo na evoluÃÃo do conhecimento.

à essa a novidade divulgada na Newsletter n. 339 do Instituto de Engenharia de SP, que transcrevo a seguir.
Lutemberg Florencio
23dez2010

-x-x-x-x-x

Transcrito da Newletter n. 339 do Instituto de Engenharia

Tabela PeriÃdica serà corrigida pela primeira vez na histÃria
InovaÃÃo TecnolÃgica
Publicado em 17 de Dezembro de 2010

Pela primeira vez na histÃria, os pesos atÃmicos de alguns elementos da Tabela PeriÃdica serÃo alterados.

A nova Tabela PeriÃdica, descrita em um relatÃrio cientÃfico que acaba de ser divulgado, irà expressar os pesos atÃmicos de 10 elementos de uma forma diferente, para refletir com mais precisÃo como esses elementos sÃo encontrados na natureza.

Os elementos que terÃo seus pesos atÃmicos alterados sÃo: hidrogÃnio, lÃtio, boro, carbono, nitrogÃnio, oxigÃnio, silÃcio, cloro, enxofre e tÃlio.

"Por mais de 150 anos os estudantes aprenderam a usar os pesos atÃmicos padrÃo - um valor Ãnico - encontrados na orelha dos livros didÃticos de quÃmica e na Tabela PeriÃdica dos elementos," comenta o Dr. Michael Wieser, da Universidade de Calgary, no Canadà e membro da IUPAC (UniÃo Internacional de QuÃmica Pura e Aplicada).

Contudo, explica ele, conforme a tecnologia foi evoluindo, os cientistas descobriram que aqueles nÃmeros tÃo bem decorados nÃo sÃo tÃo estÃticos quanto se acreditava anteriormente.

CiÃncia, indÃstria e esportes

As modernas tÃcnicas analÃticas conseguem medir o peso atÃmico de vÃrios elementos com altÃssima precisÃo.

E essas pequenas variaÃÃes no peso atÃmico de um elemento sÃo importantes nÃo apenas nas pesquisas cientÃficas, mas tambÃm em outras atividades prÃticas.

Por exemplo, mediÃÃes precisas da abundÃncia dos isÃtopos de carbono podem ser usadas para determinar a pureza e a origem de alimentos como a baunilha ou o mel.

MediÃÃes dos isÃtopos de nitrogÃnio, cloro e outros sÃo utilizadas para a detecÃÃo de poluentes em rios e Ãguas subterrÃneas.

Nas investigaÃÃes de doping nos esportes, a testosterona, que melhora o desempenho dos atletas, pode ser identificada no corpo humano porque o peso atÃmico do carbono na testosterona humana natural à maior do que na testosterona farmacÃutica.

Pesos atÃmicos como intervalos

Os pesos atÃmicos destes 10 elementos agora serÃo expressos em intervalos, com limites superiores e inferiores.

Por exemplo, o enxofre à conhecido por ter um peso atÃmico de 32,065. No entanto, o seu peso atÃmico real pode estar em qualquer lugar no intervalo entre 32,059 e 32,076, dependendo de onde o elemento à encontrado.

"Em outras palavras, o peso atÃmico pode ser utilizado para identificar a origem e a histÃria de um determinado elemento na natureza," afirma Wieser.

Elementos com apenas um isÃtopo estÃvel nÃo apresentam variaÃÃes em seu peso atÃmico. Por exemplo, o peso atÃmico padrÃo do flÃor, alumÃnio, sÃdio e ouro sÃo constantes, e seus valores sÃo conhecidos com uma precisÃo acima de seis casas decimais.

E agora, professor?

"Embora esta mudanÃa ofereÃa benefÃcios significativos na compreensÃo da quÃmica, pode-se imaginar o desafio para os professores e estudantes, que terÃo que escolher um Ãnico valor de um intervalo ao fazer cÃlculos de quÃmica," diz a Dra Fabienne Meyers, diretor adjunto do IUPAC.

"NÃs esperamos que os quÃmicos e os educadores tomem este desafio como uma oportunidade Ãnica para incentivar o interesse dos jovens em quÃmica e gerar entusiasmo para o futuro criativo da quÃmica," afirma Meyers.

O trabalho que embasou a primeira correÃÃo jà feita na Tabela PeriÃdica durou de 1985 a 2010. A mudanÃa vai coincidir com o Ano Internacional da QuÃmica, que serà celebrado em 2011.

Considerada um dos maiores feitos cientÃficos de todos os tempos, a tradicional Tabela PeriÃdica tem sofrido "ataques" de vÃrias frentes de pesquisa, conforme o conhecimento cientÃfico avanÃa.


__,_._,___

 



--
Vermelho
F.: (21) 2501 2332 - casa
           2142 0473 - IBGE


E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou nÃo spam, clique aqui.
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam.


Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Atualizado em 23/12/2010