Um causo do Prof. Eduardo

Caros Colegas,

A UFPE, na Ãrea de InformÃtica, està entre as melhores
instituiÃÃes do PaÃs. Infelizmente, como enfatizei aqui na
rede, essa Ãrea perdeu (hà alguns meses) um dos seus
precursores: o saudoso Prof. Eduardo Valle.

Permitam-me contar um causo dele do inÃcio dos anos 70.
Acho que apenas sua esposa Joyce e eu conhecemos bem
os detalhes, conforme conversÃmos um dia de fatos marcantes da
sua vida.

Eduardo, ainda muito jovem, em 1977, tornou-se professor
do Departamento de EstatÃstica e InformÃtica da UFPE.
Ele era, tambÃm, professor da Universidade CatÃlica de
Pernambuco (UNICAP). Naquela Ãpoca nÃo havia dedicaÃÃo
exclusiva.

No primeiro semestre de 70, a Emprel (Empresa de Processamento
de Dados da Prefeitura de Recife) fez um convÃnio com a IBM e
alguns tÃcnicos do Rio de Janeiro dessa importante multinacional
d eram (na sede da Emprel) um curso de 6 meses em mÃdulos:
Fortran 77, Cobol, Algol e PL1.

A Emprel selecionou 30 alunos para esse curso. No final,
os 10 primeiros colocados seriam contratados pela Emprel.

Os dois primeiros foram Fred de Andrade (1o) e Eduardo Valle (2o).
Eu era amigo dos dois. Fred era meu colega na Escola de
Engenharia da UFPE e Eduardo meu colega na UNICAP. Fred tornou-se
depois diretor geral da Emprel.

Quando saiu o resultado do concurso - com os 10 primeiros
lugares publicados nos jornais locais -, convidamos Eduardo,
e um grupo de rapazes (com suas namoradas) foi comemorar no
Restaurante Barril, o melhor (e mais caro) da Praia de Boa
Viagem.

Naquela Ãpoca as moÃas de famÃlia de Recife nÃo saÃam sozinhas com
seus namorados e andÃvamos sempre em grupos. Era uma 6a feira
e, depois do jantar, Ãriamos a uma boate da moda chamada
"Ferro Vel ho".

Jantamos por mais de duas horas, mas na saÃda do restaurante,
Eduardo nos disse em tom professoral e para espanto de todos:

"Turma, nÃo poderei ir a boate, porque, enquanto jantÃvamos,
descobri uma maneira muito mais eficiente de fazer um programa
em ALGOL. Tenho que ir para casa desenvolvÃ-lo".

Era assim, o Eduardo que perdemos!

Bom final de semana para todos.

Gauss

"I had the blues because I had no shoes. Until upon the street, I met a man who had no feet" (Dale Carnegie).