Discordo.... Escolas técnicas Federais

Caros redistas,

Sem querer polemizar mas a título de esclarecimento, até o final de 2002, antes do governo Lula, o Brasil tinha 140 escolas técnicas federais. Já nos últimos 8 anos foram construídas e colocadas em funcionamento 214, e outras 46 estão em construção e estarão em funcionamento até o final de 2011, o que deixará o Brasil com 400 escolas técnicas federais.

É o suficiente para o tamanho do Brasil, claro que não, mas não podemos deixar de reconhecer que nunca antes na história deste país se investiu tanto em escolas técnicas federais que, todos nós sabemos, são de excelente qualidade, basta ver os exames nacionais do ensino médio e, não tenho dúvida, este investimento terá um impacto direto na profissionalização dos jovens das mais diversas regiões deste país.

Segundo dados oficiais do MEC, as matrículas passaram de 140 mil em 2005, para 348 mil atualmente, mais de 12 mil professores foram contratados por concurso público e hoje a educação profissional espalhou-se pelo interior do Brasil e todas as mesorregiões brasileiras contam com, no mínimo, uma escola técnica federal.

No meu estado, o Rio Grande do Norte, existiam apenas 2 Escolas Técnicas Federais uma em Mossoró e outra em Natal, onde tive a satisfação de estudar, e hoje são 11, isto mesmo, em 8 anos o meu estado saiu de 2 para 11, contemplando 10 diferentes municípios em todas as regiões do estado: Apodi, Caicó, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal-Central(onde estudei), Natal-Zona Norte, Pau dos Ferros e Santa Cruz. Um outro detalhe importante é que, em cada município, se prioriza a criação de cursos que possam ter um impacto direto na economia local.

Cordial e estatisticamente,

Pledson

Prof. Pledson Guedes de Medeiros
Sala 80 - Departamento de Estatística(DEST) - CCET - UFRN
Fone: (84) 3215-3785 r39 ou (84) 3215-3716 r39;
Fax: (84) 3215-3790