[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: Plágio: Toleracia Zero!



Vejam que nem tudo é tão frouxo no Brasil.
Nos últimos anos tivemos a demissão de quase quatro mil funcionários públicos por vários motivos.
Eu acredito que só não temos mais por falta de coragem para denúncias, benevolência e ... preguiça.
Claro que o processo para demissões/penalidades é muito mais complicado que no mundo privado e acho que tem de ser mesmo, mas existe.
Abraços,

Em 1 de março de 2011 10:34, Francisco Cribari <cribari@gmail.com> escreveu:
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,professor-da-usp-e-demitido-por-plagio,682903,0.htm

Professor da USP é demitido por plágio

O docente em regime de dedicação exclusiva Andreimar Martins Soares foi o autor de uma pesquisa considerada plágio de estudos de cientistas da UFRJ

22 de fevereiro de 2011 | 10h41

O Estado de S. Paulo

O professor Andreimar Martins Soares, docente em regime de dedicação exclusiva, foi demitido da Universidade de São Paulo (USP) por ser o autor de uma pesquisa considerada plágio de estudos de cientistas do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A exoneração foi publicada no sábado, no Diário Oficial. Soares era do Departamento de Análises Clínicas, Toxicologia e Bromatologia, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP.

O estudo foi publicado em 2008 e o caso, revelado em 2009. Na época, a USP abriu uma sindicância para apurar a denúncia da UFRJ. A pesquisa usava três imagens de microscopia eletrônica idênticas às publicadas em artigos da UFRJ, em 2003 e 2006. Não havia menção à UFRJ nem crédito à instituição.

O artigo envolveu 11 pesquisadores – entre eles, a ex-reitora Suely Vilela. Segundo a USP, os outros não foram punidos porque são coautores e, portanto, sem responsabilidade no plágio.

Além de Soares, foi punida Carolina Dalaqua Sant’Ana, que perdeu o título de doutora. Ela é autora de uma tese de doutorado orientada pelo professor – foi essa pesquisa que embasou o estudo que usou as três imagens. Soares e Carolina não foram localizados pela reportagem.




On Tue, Mar 1, 2011 at 9:32 AM, Julio Stern <jmstern@hotmail.com> wrote:



--
Francisco Cribari-Neto, cribari@gmail.com, http://sites.google.com/site/cribari



--
Vermelho
F.: (21) 2501 2332 - casa
           2142 0473 - IBGE