Noticias sobre a XIIEMR-Fortaleza

Prezados redistas,

O inicio da XIIEMR em Fortaleza està aproximando-se e a ComissÃo
Organizadora tem alguns pontos para ressaltar:

1. no tocante ao debate sobre as graduaÃÃes e o ENAD, apesar de ter
sido decidido e contactado em cima da hora, o mesmo ocorrerà na
segunda-feira (14/03/2011), com a representaÃÃo jà confirmada de
vÃrias GraduaÃÃes. O convite està extenso a todas as GraduaÃÃes em
EstatÃstica, pois no debate/mesa-redonda, serÃo discutidos pontos
importantes que podem vir a auxiliar Ãs CoordenaÃÃes de GraduaÃÃo
em EstatÃstica de todo Brasil. Tentem enviar alguem que possa representar
a GraduaÃÃo, ou aproveitem alguem que venha ao evento para represenÃ-la,
com certeza esse debate serà bastante lucrativo - o convite à aberto a todos;

2. alguns com certeza jà conhecem Fortaleza, uma grande cidade turÃstica
do Brasil, que oferece diversas atrativos turÃsticos (passeios, praias,
compras, etc). Esperamos que todos aproveitem o evento e a cidade, e
possam defrutar de todas as belezas que a cidade possa oferecer;

4. a programaÃÃo do evento, conforme jà divulgada na pÃgina, foi decidida
com muita cautela, na tentativa de proporcionar um evento de ALTÃSSIMA
qualidade cientÃfica. Para tanto, a ComissÃo CientÃfica foi responsÃvel
pela anÃlise e definiÃÃo das atividades cientÃfica: 08 propostas de
mini-cursos, 119 submissÃes para apresentaÃÃo Oral e 355 posteres;

Esperamos que todos aproveitem o Carnaval e venham ao evento com
animaÃÃo recarregada para aproveitar a XIIEMR e os atrativos de
Fortaleza.

Atenciosamente,

ComissÃo Organizadora.

Profa. Silvia Maria de Freitas
12a. Escola de Modelos de RegressÃo - www.emr12.ufc.br
13 a 16 de marÃo/2011 - Fortaleza/CE - emr12@ufc.br
UFC/CC - DEPTO. DE ESTATÃSTICA E MATEMÃTICA APLICADA
CAMPUS DO PICI, BLOCO 910 - PICI
FORTALEZA, CEARÃ, BRASIL - CEP: 60455-760
Fone: 55+85-3366.9840/9839  Fax: 55+85-3366.9836
url: www.dema.ufc.br      e-mail: silvia@ufc.br
Cara Lúcia e demais,

se for possível, seria interessante que você conversasse com o Prof. Carlinhos e pudesse apresentar, quando de sua fala, os aspectos gerais do ENADE e qual o conteúdo que a COMISSÃO ACESSSORA DO ENADE entendeu relevante para a avaliação das graduações em Estatística.

Faço esta sugestão pois me parece que o Prof. Carlinhos não irá à EMR, pelo menos fui informado que não está inscrito, além disso, como estamos convergindo para uma mesa redonda com 4 membros, evitaríamos de ter que convidar uma 5a pessoa para falar do ENADE, aliás, creio que não há mais tempo hábil para se convidar uma outra pessoa.

Também como sugestão, seria interessante que os representantes da UFMG, UFRJ e UFC abordassem os aspectos de sua graduação e o que, em suas opiniões, foi mais relevante para que sua instituição fosse bem avaliada no ENADE. Resumindo, entendo que precisamos ter o foco na relação entre o ENADE e os cursos de gradução pois, caso contrário, teremos apresentações sobre cursos de graduação sem um foco definido.

Sei que estamos muito em cima do evento, mas gostaria de sugerir este esforço aos palestrantes para que a mesa redonda atinja seu principal objetivo, ou seja, relacionar o resultado do ENADE com os referidos cursos e proporcionar, aos demais participantes de outras universidades, uma luz sobre o que precisa ser feito para que os cursos de graduação sejam bem avaliados. Evidentemente que em relação à USP não dá para fazer a relação direta com o ENADE porém, a Profa. Lúcia poderia-se fazer a relação com os princípios que nortearam o ENADE.

Me desculpem pelas sugestões, mas é por uma boa causa!

Obrigado,

Pledson

Prof. Pledson Guedes de Medeiros
Sala 80 - Departamento de Estatística(DEST) - CCET - UFRN
Fone: (84) 3215-3785 r39 ou (84) 3215-3716 r39;
Fax: (84) 3215-3790