[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: Bacharelado em Estatística - No. de formandos de 2004 a 2009



Caros,

Quem acompanhou a Discussão sobre o ENADE na EMR teve a oportunidade de ver a Coordenadora da Graduação da UFMG revelar, que sua graduação, havia saído de uma taxa de evasão de 80% para 20% graças a medidas tomadas naquela universidade.

Acho que o ponto da evasão levantado pelo Gauss é um dos grandes o problemas dos cursos de graduação em Estatística do Brasil. E a pergunta é simples: Como fazer para que os nossos graduandos se sintam enamorados, pela graduação em Estatística, durante os 4 anos do curso?

Sugiro, mais um vez, a criação de um forum de Coordenadores de graduação, gerenciado pela ABE, com o objetivo de discutir questões como a evasão nas graduações em Estatística e a melhoria do desempenho no ENADE, entre outros. Entendo que a discussão na EMR foi o pontapé inicial porém, para que venha a ter algum efeito de maior impacto, precisa ser seguida de medidas mais concretas, como a criação de um forum de discussão, por exemplo. A existência deste forum, durante o ano de 2011, poderia proporcionar uma discussão muito mais interessante e embasada durante a realização do próximo SINAPE.

Cordialmente,

Pledson

Prof. Pledson Guedes de Medeiros
Sala 80 - Departamento de Estatística(DEST) - CCET - UFRN
Fone: (84) 3215-3785 r39 ou (84) 3215-3716 r39;
Fax: (84) 3215-3790


---------- Original Message -----------
From: gausscordeiro <gausscordeiro@uol.com.br>
To: Doris Fontes <dsfontes@gmail.com>
Cc: abe-l@ime.usp.br
Sent: Mon, 28 Mar 2011 04:35:47 -0300
Subject: Re: [ABE-L]: Bacharelado em Estatística - No. de formandos de 2004 a 2009

> Cara Doris e caros Redistas,
>  
> Pela tabela apresentada teríamos a seguinte aproximação:
> Total de Concluintes em Cursos de Graduação Presenciais = 0,10 Total de Matrículas em Cursos de Graduação Presenciais,
> o que implica numa taxa média de evasão da Graduação de Estatística de cerca de 90%.
> Muito ruim! O que fazer para melhorar? O decaimento dos concluintes a partir de 2006, bem apontado por
> você é, também, um ponto negativo.
> Cordiais Saudações,
> Gauss
>
>

> "There is no branch of mathematics, however abstract, which may not some day be applied to phenomena of the real world" (Lobachevsky).
>
>

>
>

>  
>
>
Em 27/03/2011 23:09, Doris Fontes < dsfontes@gmail.com > escreveu:
>
> Caros colegas:
>
>

> Olhando os dados do Censo da Educação Superior do INEP (http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/default.asp) desde 2004, fiquei surpresa com os números coletados. Ou existem universidades que não participaram, ou o número total de formandos dos bacharelados em estatística está caindo, apesar do número de cursos ofertados em crescimento (alguns cursos são bem novos e nem entraram com "concluintes", mas a base de "matriculados" também não tem crescido!).
>
> Aparecem em 2009 dois tipos de cursos que não entendi o que são e nem sei quem oferece (alguém saberia dizer algo sobre eles?):
> - Estatística Aplicada
> - Estatística Matemática (teórica)
>

>
>

>

> ANO
> BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

> Concluintes em Cursos de Graduação Presenciais

> VAGAS OFERECIDAS

> Matrículas em Cursos de Graduação Presenciais

> Total

> Pública

> Privada

> Total

> Pública

> Privada

> Federal

> Estadual

> Particular

> Comun/ Confes

> Total

> Inscritos

> Ingressos

> C/V

> Federal

> Estadual

> Particular

> Comun/ Confes

> 2004

> 407

> 248

> 110

> 46

> 3

> 1334

> 5099

> 1142

> 3,8

> 4628

> 2843

> 1548

> 232

> 5

> 2005

> 456

> 267

> 145

> 43

> 1

> 1356

> 4361

> 1061

> 3,2

> 4653

> 2872

> 1556

> 223

> 2

> 2006

> 474

> 286

> 158

> 29

> 1

> 1296

> 6359

> 1075

> 4,9

> 4704

> 2991

> 1509

> 203

> 1

> 2007

> 469

> 251

> 164

> 54

> 0

> 1429

> 4336

> 1103

> 3,0

> 4565

> 2887

> 1473

> 205

> 0

> 2008

> 440

> 272

> 138

> 30

> 0

> 1766

> 4921

> 1088

> 2,8

> 4294

> 2901

> 1262

> 131

> 0

> 2009

> 395

> 258

> 123

> 14

> 0

> 1563

> 3719

> 1362

> 2,4

> 4167

> 2980

> 1125

> 62

> 0

> 2009 - Estatística Aplicada

>

>

>

>

>

> 60

> 57

> 41

> 1,0

> 39

> 0

> 0

> 0

> 39

> 2009 - Estatística Matemática (teórica)

> 9

> 9

> 0

> 0

> 0

> 50

>

> 49

> 0,0

> 241

> 241

> 0

> 0

> 0

>

>
>

> (Comun/Confes = comunitário/confessional)
>
>

> Abraços,
> Doris
>
>

------- End of Original Message -------