Caros,
Quem acompanhou a Discussão sobre o ENADE na EMR teve a oportunidade de ver a Coordenadora da Graduação da UFMG revelar, que sua graduação, havia saído de uma taxa de evasão de 80% para 20% graças a medidas tomadas naquela universidade. Acho que o ponto da evasão levantado pelo Gauss é um dos grandes o problemas dos cursos de graduação em Estatística do Brasil. E a pergunta é simples: Como fazer para que os nossos graduandos se sintam enamorados, pela graduação em Estatística, durante os 4 anos do curso? Sugiro, mais um vez, a criação de um forum de Coordenadores de graduação, gerenciado pela ABE, com o objetivo de discutir questões como a evasão nas graduações em Estatística e a melhoria do desempenho no ENADE, entre outros. Entendo que a discussão na EMR foi o pontapé inicial porém, para que venha a ter algum efeito de maior impacto, precisa ser seguida de medidas mais concretas, como a criação de um forum de discussão, por exemplo. A existência deste forum, durante o ano de 2011, poderia proporcionar uma discussão muito mais interessante e embasada durante a realização do próximo SINAPE. Cordialmente, Pledson Prof. Pledson Guedes de Medeiros Sala 80 - Departamento de Estatística(DEST) - CCET - UFRN Fone: (84) 3215-3785 r39 ou (84) 3215-3716 r39; Fax: (84) 3215-3790 ---------- Original Message ----------- From: gausscordeiro <gausscordeiro@uol.com.br> To: Doris Fontes <dsfontes@gmail.com> Cc: abe-l@ime.usp.br Sent: Mon, 28 Mar 2011 04:35:47 -0300 Subject: Re: [ABE-L]: Bacharelado em Estatística - No. de formandos de 2004 a 2009 > Cara Doris e caros Redistas, > > Pela tabela apresentada teríamos a seguinte aproximação: > Total de Concluintes em Cursos de Graduação Presenciais = 0,10 Total de Matrículas em Cursos de Graduação Presenciais, > o que implica numa taxa média de evasão da Graduação de Estatística de cerca de 90%. > Muito ruim! O que fazer para melhorar? O decaimento dos concluintes a partir de 2006, bem apontado por > você é, também, um ponto negativo. > Cordiais Saudações, > Gauss > > > "There is no branch of mathematics, however abstract, which may not some day be applied to phenomena of the real world" (Lobachevsky). > > > > > > > Em 27/03/2011 23:09, Doris Fontes < dsfontes@gmail.com > escreveu: > > Caros colegas: > > > Olhando os dados do Censo da Educação Superior do INEP (http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/default.asp) desde 2004, fiquei surpresa com os números coletados. Ou existem universidades que não participaram, ou o número total de formandos dos bacharelados em estatística está caindo, apesar do número de cursos ofertados em crescimento (alguns cursos são bem novos e nem entraram com "concluintes", mas a base de "matriculados" também não tem crescido!). > > Aparecem em 2009 dois tipos de cursos que não entendi o que são e nem sei quem oferece (alguém saberia dizer algo sobre eles?): > - Estatística Aplicada > - Estatística Matemática (teórica) > > > >
> > > > (Comun/Confes = comunitário/confessional) > > > Abraços, > Doris > > ------- End of Original Message ------- |