bom dia,
bom pessoal concordo com o Michel, terminei o curso de bacharel em estatistica
e minha maior dificuldade hoje é entrar no mestrado, por nao querer seguir na area academica
abraços
Virna Ligianne Soares Ramos, Estatística
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Date: Mon, 28 Mar 2011 21:59:12 -0300 From: michel.piper@gmail.com To: adelmoib@gmail.com CC: gausscordeiro@uol.com.br; denisebritz@gmail.com; abe-l@ime.usp.br Subject: Re: [ABE-L]: Bacharelado em Estatística - No. de formandos de 2004 a 2009
Prezados colegas!
Pelo que tenho visto nos últimos anos, o jovem busca cada vez mais estar preparado para o mercado de trabalho, ou seja, busca formação para isso.
Assim, ao entrar num curso de estatística onde a preparação (ao meu ver) é bastante voltada para a carreira acadêmica (mestrado, doutorado,...), os alunos não se sentem estimulados.
Não estou dizendo que a grade curricular esteja equivocada, mas o jovem pode não estar vendo atrativos na abordagem dada.
Estou falando apenas da minha percepção (e de alguns ex-alunos de cursos de estatística de diferente estados).
Abraços a todos
Em 28 de março de 2011 14:06, Adelmo Bertolde <adelmoib@gmail.com> escreveu:
Caros,
ainda sobre o tema evasão, envio em anexo dois arquivos: um .doc que mostra, por estado e por regiao da federacao, o percentual de concluintes em relacao ao número de vagas ofertadas. O outro .xls são os dados do INEP que tomei como base. São dados relativos ao período 1991 à 2006. Acho que contribui para a discussão.
abço.
Adelmo
Em 28 de março de 2011 09:24, gausscordeiro <gausscordeiro@uol.com.br> escreveu:
Cara Denise,
V. tem toda a razao - acho que cometi um erro -, a evasao deve seguir a proporcao media 1-4/15, o que dah cerca de 67%. Em todo o caso eh muito alta.
Durante a mesa redonda na 12a EMR revelei o fato inusitado da UFRJ ter graduado apenas um aluno (em 2008 ou 2009?) quando no IM/UFRJ tem-se um dos melhores cursos de Estatistica do Brasil.
Cordiais Saudacoes,
Gauss
"There is no branch of mathematics, however abstract, which may not some day be applied to phenomena of the real world" (Lobachevsky).
Em 28/03/2011 09:11, Denise Britz do Nascimento Silva < denisebritz@gmail.com > escreveu:
Gauss,
será que não deveríamos comparar o total de concluintes com o total de vagas oferecidas (já que o total de matrículas pode corresponder ao total de alunos matriculados em todas as séries/semestres e a cada ano espera-se que o número de concluintes seja próximo ao total de vagas oferecidas po ano...tipo: efeito cohort )?
Mesmo assim... a proporção calculada da tabela dá menor que 50% e toda a discussão encaminha por você, Doris e demais colegas é vital.
Abraços
Denise
Em 28 de março de 2011 04:35, gausscordeiro <gausscordeiro@uol.com.br> escreveu:
Cara Doris e caros Redistas,
Pela tabela apresentada teríamos a seguinte aproximação:
Total de Concluintes em Cursos de Graduação Presenciais = 0,10 Total de Matrículas em Cursos de Graduação Presenciais,
o que implica numa taxa média de evasão da Graduação de Estatística de cerca de 90%.
Muito ruim! O que fazer para melhorar? O decaimento dos concluintes a partir de 2006, bem apontado por
você é, também, um ponto negativo.
Cordiais Saudações,
Gauss
"There is no branch of mathematics, however abstract, which may not some day be applied to phenomena of the real world" (Lobachevsky).
Em 27/03/2011 23:09, Doris Fontes < dsfontes@gmail.com > escreveu:
Caros colegas:
Olhando os dados do Censo da Educação Superior do INEP (http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/default.asp) desde 2004, fiquei surpresa com os números coletados. Ou existem universidades que não participaram, ou o número total de formandos dos bacharelados em estatística está caindo, apesar do número de cursos ofertados em crescimento (alguns cursos são bem novos e nem entraram com "concluintes", mas a base de "matriculados" também não tem crescido!).
Aparecem em 2009 dois tipos de cursos que não entendi o que são e nem sei quem oferece (alguém saberia dizer algo sobre eles?):
- Estatística Aplicada
- Estatística Matemática (teórica)
ANO
BACHARELADO EM ESTATÍSTICA |
Concluintes em Cursos de Graduação Presenciais |
VAGAS OFERECIDAS |
Matrículas em Cursos de Graduação Presenciais |
Total |
Pública |
Privada |
Total |
Pública |
Privada |
Federal |
Estadual |
Particular |
Comun/ Confes |
Total |
Inscritos |
Ingressos |
C/V |
Federal |
Estadual |
Particular |
Comun/ Confes |
2004 |
407 |
248 |
110 |
46 |
3 |
1334 |
5099 |
1142 |
3,8 |
4628 |
2843 |
1548 |
232 |
5 |
2005 |
456 |
267 |
145 |
43 |
1 |
1356 |
4361 |
1061 |
3,2 |
4653 |
2872 |
1556 |
223 |
2 |
2006 |
474 |
286 |
158 |
29 |
1 |
1296 |
6359 |
1075 |
4,9 |
4704 |
2991 |
1509 |
203 |
1 |
2007 |
469 |
251 |
164 |
54 |
0 |
1429 |
4336 |
1103 |
3,0 |
4565 |
2887 |
1473 |
205 |
0 |
2008 |
440 |
272 |
138 |
30 |
0 |
1766 |
4921 |
1088 |
2,8 |
4294 |
2901 |
1262 |
131 |
0 |
2009 |
395 |
258 |
123 |
14 |
0 |
1563 |
3719 |
1362 |
2,4 |
4167 |
2980 |
1125 |
62 |
0 |
2009 - Estatística Aplicada |
|
|
|
|
|
60 |
57 |
41 |
1,0 |
39 |
0 |
0 |
0 |
39 |
2009 - Estatística Matemática (teórica) |
9 |
9 |
0 |
0 |
0 |
50 |
|
49 |
0,0 |
241 |
241 |
0 |
0 |
0 |
(Comun/Confes = comunitário/confessional)
Abraços,
Doris
-- Abraço. ===================== Adelmo Inácio Bertolde Depto. de Estatística/UFES Vitória, ES =====================
-- Michel Charles Piper (51) 3084 1509 (51) 9844 7669
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