a new algorithm

No link abaixo está o artigo das colegas Vanja Dukic
e Nevena Maric, sob o título

On construction of random variables with prescribed
marginal distributions and correlation coefficients.

http://arxiv.org/PS_cache/arxiv/pdf/1010/1010.6118v1.pdf

Meu relacionamento com o assunto veio a partir do contato
com um ex-aluno que só queria saber do sofisticado formulismo das cópulas
e dos belos resultados de Sklar de 1959. O estudante acabou
fazendo um trabalho interessante no assunto mas eu continuei
(apenas) sonhando com alternativas.

Foi só falar com as pessoas certas e...

"We present a novel alternative algorithm for *exact* generation of
correlated random variables with prespecified marginal densities
and a given correlation coecient. This new algorithm is based on a
generalized extension of trivariate reduction; it is computationally
simple and ecient, and applicable to a wide range of distributions
and correlation magnitudes, both positive and negative".

Talvez interesse parte da comunidade de Estatísticos.

Saudações

Fabio Prates Machado <fmachado@ime.usp.br>