[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Deu no Estadão Online



Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,usp-ocupa-43o-lugar-em-ranking-de-universidades,751799,0.htm

USP ocupa 43º lugar em ranking de universidades

Levantamento considera relevâia das pesquisas disponíis online

29 de julho de 2011 | 19h 12

Na 43.ª posiç, a USP é ú instituiç de ensino superior brasileira entre as top 100 universidades do mundo, segundo um ranking que avalia a relevâia das pesquisas disponíis online. Divulgado nesta sexta-feira, o levantamento foi feito por uma instituiç púa espanhola e se chama Webometrics Ranking Web of World Universities.

Na ponta do ranking estãuniversidades dos Estados Unidos. O Massachusetts Institute of Technology (MIT) lidera o levantamento, seguido pelas Universidades de Harvard e de Stanford. O domío dos norte-americanos segue até 15.ª posiç, quando énterrompido pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Entre as instituiçs latino-americanas, o Brasil ocupa as melhores colocaçs. Depois da USP, sóUniversidade Nacional Autôa do Méco, em 49.º lugar no ranking, estántre as top 100. Em seguida vêa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (150), a Unicamp (158) e a Federal de Santa Catarina (170).

A Universidade do Chile ocupa o 7.º lugar na regiã mas estám 247.º no ranking geral. Completam a relaç das 10 melhores a Unesp (260), a Federal de Minas Gerais (265) e, por úo, a Universidade de Buenos Aires, na Argentina, na 278.ª colocaç.

O levantamento começ a ser feito em 2004 e, desde entã sãdivulgados dois rankings por ano. Na lista de julho de 2009, a USP aparecia na 38.ª posiç. Caiu para o 53.º lugar na classificaç de janeiro de 2010. O pior resultado veio em julho daquele ano, quando a universidade foi parar na classificaç 122. Em janeiro de 2011, a USP estava no 51.º lugar na lista.

O Webometrics leva em conta apenas instituiçs com um domío online ú. Sãanalisados quatro critéos: tamanho (nú de pánas encontradas nos sites de busca Google, Yahoo, Live Search e Exalead); visibilidade (nú total de links externos recebidos, de acordo com o Yahoo), rich files (considera o volume de arquivos de trabalhos acadêcos nos formatos .pdf, .ps, .doc e .ppt encontrados por meio das ferramentas Google, Yahoo, Live Search e Exalead) e scholar (nú de publicaçs e citaçs para cada domío acadêco usando o Google Scholar).