Praticidade e utilidade de testes laboratoriais

        Bom dia.

        Um estatístico me perguntou se eu tinha material sobre avaliação de sensibilidade, especificidade, praticidade e utilidade de testes laboratoriais. Sensibilidade e especificidade são bem conhecidos, mas as duas últimas, pelo menos, eu desconheço. Alguém teria algum material a respeito, ou saberia me dizer do que se trata ou se existe alguma forma de calculá-las estatisticamente ?

        Desde já agradeço,
        Luiz