faltam livros...

Caros Redistas,

Ontem jantando com um amigo, engenheiro civil, empresário bem sucedido,
que estudou comigo na UFPE, ele me dizia que os últimos engenheiros
que sua empresa havia contratado, não tinham os livros básicos das
disciplinas de resistência dos materiais, concreto armado,
instalações hidráulica e elétrica.

Ele me contou, também, que um engenheirando do CEFET (eu não sabia que
os CEFETs tinham cursos de engenharia, pois pensava que era para
formação de técnicos), enfatizou que os próprios professores não
adotavam livros.

Em suma: eles faziam todo o curso de engenharia sem comprar esses livros.
Bem diferente da nossa época que seguíamos virando noites debruçadas
nesses livros. Nos cursos de Estatística, graduação e pós, presencio
vários alunos "sem élan" para nossa área. Claro, que alguns são bem
dedicados e mostram-se interessados em aprender, mas parece que esses
últimos formam um percentual bem menor. Nos dias de hoje, existem todas as
facilidades que não tínhamos quando entramos na universidade em 1970.
Entretanto, muitos alunos persistem na universidade literalmente sem
estudar e apenas aguardando o produto final: um diploma. Existem até
aqueles alunos que querem voar como um condor se não sabem voar nem como
um bacurau.

Que fique registrado aqui a nossa preocupação como educadores e na
formação de novos pesquisadores!

Bom domingo para todos.

Cordiais Saudações,

Gauss