Fw: REPÚDIO ao total desrespeito e desconsideração para com classe matemática e estatística

----- Original Message -----
Sent: Tuesday, November 01, 2011 8:00 PM
Subject: REPÚDIO ao total desrespeito e desconsideração para com classe matemática e estatística

Sr. José Ilan,

    Foi com estarrecedora surpresa que recebi ontem a noite o link para a sua coluna "Matemágicos nunca aprendem", na qual várias classes profissionais simploriamente reunidas sob o adjetivo "matemáticos" são desagradavelmente ridicularizadas e suas previsões probabilísticas, duramente criticadas.

    Sem saber do árduo trabalho e do imensurável estudo que cada "matemático" teve de empreender até chegar aos números anunciados, o sr. se arvora em árbitro de tais trabalhos e condena todos à execração pública sem se preocupar, por um segundo sequer, em entender adequadamente como tais probabilidades são obtidas e, principalmente, o que elas realmente significam!

    Em meu nome e em nome da classe estatística (e lembrando que "estatístico" e "matemático" são duas carreiras totalmente diferentes), escrevi um artigo que buscava responder aos seus infundados ataques, mediante explicações didáticas de conceitos fundamentais à compreensão das probabilidades de um time ser campeão, ser rebaixado, ser classificado etc.

    Imediatamente após concluir esse artigo, entrei na seção de comentários à sua coluna e postei o link (http://www.chancedegol.com.br/matemagica.htm), certo de que minha manifestação seria democraticamente publicada em companhia das demais que se encontram sob o seu texto. O sr. pode imaginar, então, qual não foi a minha decepção ao ver que meu comentário não se encontrava listado nessa seção, isto é, que meu post fora sumariamente censurado!

    Ao longo do dia de hoje, dois novos comentários que postei, além de pelo menos quatro comentários enviados por outros estatísticos que conheço, também não foram contemplados com a dádiva de figurar abaixo do seu post: foram, portanto, no mínimo SETE posts censurados unicamente por cometerem o pecado de não concordarem ou não endossarem o seu ponto de vista!

    Venho por meio desta, então, expressar meus totais e veementes REPÚDIO e INDIGNAÇÃO pela lamentável atitude do senhor em não apenas achincalhar gratuitamente a classe matemática mas também censurar seguida e sumariamente manifestações contrárias à sua verdade absoluta!

    Fosse um "mero cidadão" que tomasse essa atitude, isso já seria inaceitável. Mas, tratando-se de um membro de uma classe profissional (a classe jornalística) que sempre empunhou a bandeira das liberdades de pensamento e de expressão e sempre combateu qualquer tipo de ditadura e opressão, é simplesmente LAMENTÁVEL que tudo isso esteja acontecendo!

    Assim, em meu nome e em nome da classe estatística, venho EXIGIR uma imediata retratação pública de sua parte, bem como a publicação em sua coluna do link para o meu artigo!

Atenciosamente,

Marcelo L. Arruda - ESTATÍSTICO
chancedegol@chancedegol.com.br
mlarruda@terra.com.br