Re: [ABE-L]: a crescente irrelevancia da ciencia brasileira

Colegas,

o artigo referido pelo Dani é interessante e sugere que 'impacto' da produção científica precisa ser avaliado.

Vou além, e defendo que as medidas do 'impacto' do trabalho acadêmico precisam ser mais abrangentes que somente as baseadas na produção de artigos.

Por exemplo, um pesquisador capaz de publicar um livro numa boa editora (nacional ou estrangeira) deveria ter o resultado desta contribuição bem avaliado. Livros também são citados mas as métricas atuais não premiam este tipo de esforço, e um resultado é que ainda temos uma dificuldade sistêmica em dispor de livros em português para apoiar o ensino em nossos cursos de graduação e pós-graduação.

Sei que a pressão por definir métricas de produção é intensa, e não tenho solução pronta para as questões já postas. Mas concordo com a tese de que devemos dispor de métricas de avaliação capazes de orientar a nossa produção não só em quantidade, mas também em qualidade e relevância.

A fala da Nancy Garcia no último SINAPE ao relatar como tem evoluído o pensamento dos comitês de avaliação da CAPES parece corroborar esta percepção.

Aqui na Inglaterra, onde estou visitando, o conselho de pesquisa da área social e econômica (ESRC) já faz tempo exige que projetos de pesquisa submetidos para obtenção de financiamento público tenham um 'plano de impacto', mediante o qual os pesquisadores têm que convencer os pares que vão julgar seu projeto de que os resultados serão úteis e terão impacto para a sociedade. Para mais detalhes, o link abaixo leva à página do ESRC onde se descreve o que é essencial para que uma proposta de pesquisa possa ser financiada pelo órgão: http://www.esrc.ac.uk/funding-and-guidance/guidance/applicants/iii.aspx

Que venham o saudável debate e as transformações decorrentes.

Saudações, Pedro.