Sócios da ABE

Caros,

também concordo que precisamos atrair sócios para ABE. Atrair estudantes  e se preciso reduzir a anuidade para estudantes acho uma idéia a considerar. Concordo também com o Morettin que cada  um de nós pode e deve fazer um papel de "embaixador" da  ABE.

Ao mesmo tempo, acho que o maior problema para atrair associados não é valor da anuidade e sim a questão se os Estatísticos (aqueles que trabalham com, estudam, ensinam, usam ou apenas gostam de, Estatística) desejam ( ou sentem a necessidade) de fazer parte deste nosso grupo.

Os jovens estatísticos com quem trabalho e para quem ensino Estatística não se sentem atraídos pela ABE. Já perguntei... juro!  Notem também que o mundo mudou e as redes sociais substituem hoje as nossa tradicionais redes de contato (tal como a nossa ABE).

Temos na ABE um viés puramente acadêmico e excluímos  de várias formas aqueles que se dedicam em trabalhar com Estatística fora do circuito acadêmico.

Nosso SINAPE é assim.. reflete este viés. Nossos convidados são  em sua grande maioria acadêmicos, os organizadores e a comissão científica também. Acho que precisamos nos abrir  para a Estatística  e seus atores fora da academia.

E como os outros colegas já comentaram... não atraímos hoje nem mesmo os nossos estudantes.

Noutro dia assiti em Maringá uma palestra de um jovem estatístico formado no mestrado da USP que hoje é ativo no CONRE3, muito boa a palestra. Ele disse que nos úlimos anos foram anunciados no fórum do CONRE3 mais de 2000 vagas para Estatísticos ( ou vagas nas quais profissionais com conhecimento de Estatística poderiam atuar). Estas (milsss) pessoas não estão conosco na ABE.

Notem que não estou aqui defendendo a legislação atual da profissão, quem me conhece sabe da minha opinião a respeito. Estou reconhecendo o mérito das pessoas que estão tentando fazer um bom trabalho pela Estatística no CONRE3 .

Não acho boa a proposta do Cribari de exigir que a pessoa seja sócio da ABE para poder apresentar trabalho no SINAPE. Acho que medidas restritivas não estimulam a inclusão. A ASA não é "grande" por isto nem a RSS. As duas atuam com grupos de trabalho e "seções" nas mais diversas área de conhecimento ligados à Estatística, com espaço para acadêmicos, profissionais não acadêmicos, estudantes  e usuários. Acho que podemos tentar seguir a sugestão do Thiago, algo do tipo... uma anuidade grátis para ver se conseguimos pelo menos manter  como sócios aqueles que se interessem pelas nossas atividades.

Assim como vocês ...não tenho solução mágica a propor...

Abraços
Denise