Re: [ABE-L]: Dani Gamerman no Jornal Nacional

Caros redistas,
   Gostaria de fazer uma pergunta sobre esse problema do ENEM (possivelmente idiota, portanto ja' peco desculpas antecipadamente se for o caso):

Os modelos TRI usados pelo pessoal do ENEM tem algum parametro/dispositivo para descontar o tempo gasto respondendo as perguntas "repetidas" (anuladas)?  Nao e' de se esperar que os alunos que as estudaram (decoraram, suponho) no pre-vestibular gastem menos tempo respondendo-as do que a media dos melhores alunos que nao
tiveram esse beneficio?  Ou seja, depois de passar por essas questoes coladas/copiadas, os tempos ate' o final da prova para as mesmas questoes que todos faram e' potencialmente maior para os que colaram/copiaram.  Como corrigir isso?  A TRI "protege" ou "minimiza" esse problema que me parece independente da dificuldade do item e da abilidade do testado?

Atenciosamente,
Hedibert

On Wed, 2 Nov 2011 21:23:51 -0200, Ricardo Tavares wrote
> Olá Marinho e demais colegas, boa noite.
>
> Segue o link da entrevista com os Professores Dani e Francisco Soares ao Jornal Nacional de 01/11/2011.
>
> http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/t/edicoes/v/estudantes-estao-preocupados-com-problemas-com-a-prova-do-enem/1681877/
>
> Abs,
> Ricardo.
>
> Em 1 de novembro de 2011 20:40, Marinho G Andrade <marinho@icmc.usp.br> escreveu:
>

> Caros,
>
> Foi muito bom ver um Estatístico de primeira linha e amigo
> comentando sobre a TRI, utilizada na avaliação do ENEM.

> [...]

Hedibert Freitas Lopes, Ph.D.
Associate Professor
Department of Statistical Methods
Institute of Mathematics
Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ)