Objetivo do Qualis!

Caros Redistas,

O Qualis CAPES com os conceitos A1-A2 e B1-B5 é um bom mecanismo
para julgar a meritocracia dos programas de pós-gradução ou de grupos
de pesquisa, pois pode-se ajustar uma distribuição ao histograma
obtido de uma massa razoável desses conceitos e comparar a tendência
da curva do programa, por exemplo, assimétrica mais para à direita
ou mais para à esquerda.

Entretanto, o qualis não deve ser utilizado para comparar dois
indivíduos em qualquer área do conhecimento, pois esses conceitos
são meras médias das produções científicas e dos fatores de
impactos dos periódicos especializados.

Paul Seymour, matemático de Princeton, tem um dos 10 maiores salários da
matemática americana! Seus 13 primeiros artigos têm quase 2000 citações
e todos eles foram publicados em periódicos com conceitos de B1 para
baixo. Essa informação me foi repassada por um amigo, grande matemático
brasileiro.

Vide site do Paul Seymour em http://www.math.princeton.edu/~pds/.

Nenhum matemático ou estatístico brasileiro tem até hoje 2000 citações!

A última atualização (de 20/10/2011) do meu Lattes em
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4783991Y8,
revela que tenho apenas 734 citações e fator H13.

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro