[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: A nossa verdadeira realidade



Colegas,
 
o texto postado pelo Carlinhos faz pensar e chama à discussão.
 
Vai aqui um pequeno pitaco.
 
Sem tirar suas próprias dificuldades, nossa universidade padece dos males de um ensino fundamental precário. Nosso processo educacional no ensino fundamental e médio é baseado predominantemente em MEMORIZAÇÃO, não em questionamento, experimentação, curiosidade, construção do conhecimento.
 
Além disso, a maior parte de nossas crianças fica pouco tempo na escola (quantas escolas ainda operam turnos de manhã e tarde, sem falar no noturno?).
 
Nossos professores estão entre os profissionais menos valorizados nas carreiras profissionais, e também, porque não dizer, na sociedade. Quem de nós hoje se orgulharia de dizer aos amigos que tem um filho(a) professor(a) na escola fundamental pública? Se formos honestos, provavelmente poucos, pois saberíamos que nossos filhos estariam 'condenados' a uma carreira de baixa remuneração e enorme sacrifício...
 
O resultado disto é revelado com certa crueza nos exames comparativos internacionais como o PISA em que os estudantes brasileiros ficam em posição muito distante dos países com educação mais avançada.
 
Sem educação de base muito melhor que a que temos hoje em dia, infelizmente, nós que trabalhamos no ensino superior e pós-graduação teremos poucos motivos para comemorar. Será muito difícil ter alunos com atitudes e competências 'harvardianas' nos nossos cursos, sem falar mesmo da falta destas entre nós docentes...
 
Não sou pessimista, mas que vejo pouca ação para enfrentar e resolver os problemas indicados.
 
Bem, este era meu pitaco. Mas que o tema é bom, isto é...
 
Saudações. Pedro.
 
 
--
Pedro Luis do Nascimento Silva
IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Phone: +55 21 21424957, 35216066