uma lição para a vida: treplica

Carissimos:
Recebi muitas mensagens sobre o assunto que levantei.
Quero dizer que meu foco era mesmo os acadêmicos de hoje com essa obrigação terrível de publique ou vá para o espaço. Perde-se a criatividade com uma política como essa.

O Patriota entendeu tudo, pois ele não é repetidor é sim um criador.

O Luiz, preocupado com minha saúde não sabe ele que também eu tenho atuado na área médica. O pior é que as razões das quedas eu acho que posso entender assim como a nossa editorialista entendia suas razões.

Imagine as restrições de um idoso com prótese no quadril, nos olhos (óculos e catarata) e ouvido (ainda bem que é só isso). Tenho de usar bengala e aparelho de surdez por recomendação médica. Você Luiz obedeceria a estas recomendações?

Não gosto de ouvir tudo que ouço quando estou de aparelho. Não gosto de usar bengala, pois as velhinhas do metrô levantam para eu sentar. Só gosto dos óculos mais por costume do que por necessidade depois de minha cirurgia.

Então veja, sem bengala para ajudar à perna da prótese, a gente levanta essa perna muito pouco: para não mancar, a outra perna também levanta pouco obedecendo ao comando do cérebro. Resultado? Uma topada na perna boa exige da perna ruim que não agüenta e a gente cai. Claro que se estivesse de bengala nada disso aconteceria. Pior é que a gente está andando pensando nas mil coisas que fazemos e não concentra na caminhada. Esta não é uma análise médica, mas apenas minha. O remédio? Simples, tenho de ser cuidadoso e disciplinado. Não sou!

Mas quero discordar dos colegas Josa e Pedrão. A maior parte de meu patrimônio acadêmico deve-se aos meus alunos. O que seria de mim na universidade não fosse por meus alunos. Tenho muito orgulho em ver nossos ex-alunos em diversas universidades brasileiras e do exterior, liderando grupos de pesquisa relevantes. Mais ainda, já tenho vários netos acadêmicos de muito sucesso. Assim a generalização do Josemar é injusta para com nossos alunos. O Pedro também fez referência não às universidades de pesquisa, mas sim as de ensino, que são coisas muito diferentes. Minha atuação é em uma universidade de pesquisa e por isso não tenho razões para reclamar se tanto já fizeram

Grande abraço
carlinhos

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>