Bom 2012

Acabo de ler um pequeno livro, que o autor, Michel Ragon, pensou até em intitular de O crepúsculo dos velhos. Para quem lê em francês; Ils se croyaient illustres et immortels, ou para, aqueles que como eu dependem de uma tradução (feita pelo Marcelo Rouanet), com o título: Eles se acreditavam ilustres e imortais ... , editora Bertrand Brasil Ltda, 125 páginas, 2011.
O livro comenta sobre os últimos anos (e dias) de 11 pessoas muito conhecidas.
Alexandre Dumas, René Descartes, Ezra Pound por exemplo. Mas, atinge seu apogeu quando fala de Gustave Courbet e de Piotr Kropotkin. Sobre o primeiro, obriga-me a querer voltar ao Museu de Orsay, para ver originais desse que orientou Claude Monet, fundando o impressionismo, e também reler Charles Baudelaire, aqueles dentre outros que conviveram com esse gênio. O segundo é um manifesto anarquista visto no seu estertor. (Sergio Oliva, meu amigo, não vai gostar). Os outros personagens valem a pena e o último é uma obra de arquitetura do autor :),. Recomendo como uma boa leitura nesse final de ano. Aproveito para desejar bom 2012 para todos os amigos dessa lista. Abs

Adilson Simonis <asimonis@ime.usp.br>