Re: [ABE-L]: Eis o Boletim

Sobre entrevista do Josemar para o boletim da ISBRA,vol 4 n? 2 , Dezembro de 2011.

Caros Carlinhos e  redistas
Foi com grande satisfação e certa nostalgia que li a bela entrevista do Josemar para o boletim da ISBRA, que aliás vem fazendo um ótimo trabalho para a divulgação da historia da Estatística no Brasil. Ao ler a entrevista transportei-me no tempo revisitando mentalmente nosso Departamento de Estatística da Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras da USP em 1968/1969, localizado no segundo andar do prédio da antiga reitoria da USP . Tempos difíceis, mas que do ponto de vista profissional nos propiciaram grandes oportunidades. Visualizo com emoção a chegada do Josemar no Departamento , vindo do Chile e apresentando-se após nosso contato por carta. Pouco depois dessa entrevista Josemar voltou já como membro do Departamento. Josemar era um jovem tímido, religioso, com um certo ar de ingenuidade e falando um terrível portunhol. Sua sinceridade e as características mencionadas cativaram a todos colegas do departamento. Sua determinação no trabalho sempre foi um traço marcante como pudemos notar nos cursos do Neveu, meu de Teoria da medida e do Djalma de Teoria da Decisão. Concluiu o doutoramento sob minha orientação com base em extensões de resultados obtidos pelo Djalma em sua tese. Após o doutoramento participou das atividades no Departamento e foi em 1978 para Berkeley para um pós-doutoramento cuja importância para sua formação ele destaca em sua entrevista. Voltando a São Paulo participou dos programas de mestrado e doutoramento no Departamento assim como no ensino de graduação. Surgiu então uma oportunidade de ir para São Carlos onde prestaria concurso para professor titular no Departamento de Informática e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas da USP, em São Carlos. Josemar após consultas ao Departamento que compreendeu suas razões transferiu-se para São Carlos. Para nós foi um grande perda mas para o Josemar uma grande oportunidade. O trabalho que desenvolveu e que esta descrito em sua entrevista o comprovam. Quero cumprimentar o Josemar que com determinação e trabalho árduo transformou-se numa grande liderança na estatística brasileira.
Carlos Alberto(Caio) Dantas

Carlos A B Dantas <caio@ime.usp.br>Citando cpereira@ime.usp.br:

O Boletim da ISBrA mencionado pelo Gauss segue em anexo
Saudações
Carlinhos

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>