Re: [ABE-L]: Estatística no OSCAR

Ola Carlinhos,
Em janeiro do ano passado fui assistir a um jogo de basketball (primeira
vez na minha vida) em Brisbane, levada pela Kaye Kasford (Presidente da IBS
ate dezembro de 2011). Ela e mais outras 7 pessoas estavam anotando tudo o que
o que acontecia com cada jogador, para serem feitas as estatisticas do jogo
e dos jogadores.

Um abraço, Clarice
--
Clarice Garcia Borges Demétrio
Departamento de Ciências Exatas

Biometry, the active pursuit of biological knowledge by quantitative methods.? ? R.A. Fisher, 1948

Citando cpereira@ime.usp.br:

Aproveitei hoje uma folguinha e fui ver uma estreia: O homem que mudou o jogo. Este é um filme candidatíssimo ao Oscar. O Beisebol mudou depois que o estatístico dos A´s usou técnicas para selecionar jogadores e forçar a ser um jogo de equipe.

Me lembrei do grande Reinaldo, nosso ilustre colega da PUC - o primeiro estatístico Bayesiano tupiniquim, ao meu ver -, que tinha uma equipe em campo para anotar as falhas e acertos do seu flamengo. Não sei se ele conseguiu mudar o jogo como o estatístico americano (formado em economia).

O filme é bom sim e até o Brad Pitt teve uma boa performance.

Grande abraço
carlinhos
PS: Num dos ótimos cinemas de Sampa, em dia de semana, um coroa como eu paga apenas 8 pratas. Mesmo sendo estreia!

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>