Re: [ABE-L]: Um exemplo triste na UFPR, mas que vale para o resto do paÃs

Caros Celso de demais redistas,
Sem acentos, conheco esse caso hah anos relatado por docentes de variasÂinstituicoes
incluindo da propria universidade federal em pauta.
Infelizmente, em inumeros departamentos de universidades brasileiras
eh corriqueiro afugentar cerebros com argumentos mais idiotas possiveis.
Em 1983, eu convidei um professor da UFRJ para ministrar um mini-curso na UFPE
queÂinfelizmente coincidiu com uma greve. No departamento que atuava fui
xingadoÂpor varios professores por manter o curso - mesmo explicando que o professor
que dariaÂo curso era de fora e nao estariamos furando a greve. Um deles (jah falecido,
queÂdeus o tenha) me chamou para brigar. Eu disse a ele que o convite tinha sido feito
tardiamente, pois na ocasiao em tinha 31 anos e soh fui no tapa ateh aos 15 anos.
Tive que arranjar uma salaÂde aula as escondidas e a audiencia foi reduzida em 20% por conta
de uma parcela reduzida queÂnunca fez nada de produtivo para a Estatistica. Com a visita
do professor, ficou acertado que dois dos nossos professores fariam doutorado na UFPE,
o que de fato aconteceu.
Felizemente, os tempos mudaram, e no Departamento que atuo e no Centro que
atualmente dirigo (CCEN)Âas decisoes sao pautadas excclusivamente na meritocracia
e esperamos crescerÂmais ainda trazendo jovens talentosos como aqueles que formaram
o pano de fundoÂdo fato relatado.
Cordiais Saudacoes,

Gauss M. Cordeiro

(Departamento de EstatÃstica da UFPE, Tel (81) 21267434)