Re: [ABE-L]: Dúvida de termo em inglês

Prezado Tiago,

No contexto de séries temporais, os termos são usados para modelos com parâmetros variantes no tempo.
Segue uma descrição que utilizei em um documento:

"Segundo Cox (1981), os modelos com parâmetros variantes no tempo podem ser classificados em duas classes: parameter-driven e observation-driving (modelos guiados por parâmetros e observações, respectivamente). No caso de modelos guiados por observações, a estrutura de variação dos parâmetros é construída de tal forma que esses sejam funções de valores defasados da variável dependente e de valores atuais e defasados de variáveis exógenas. Desta forma, os parâmetros são estocásticos, porém são conhecidos condicionalmente ao passado. Esta abordagem torna a construção da verossimilhança simples, e por isso a popularidade dos mesmos em estatística e econometria. Exemplos dessa classe são os modelos autorregressivos condicionalmente heterocedásticos generalizados (GARCH) e os modelos autorregressivos de duração e intensidade condicional (ACD e ACI, respectivamente).

Já nos modelos guiados por parâmetros, os parâmetros possuem suas próprias fontes de variações, não sendo perfeitamente conhecidos condicionalmente à informação passada. Exemplos dessa classe são os modelos dinâmicos lineares generalizados (West, M. et al., 1985) e os modelos de volatilidade estocástica. Para estes modelos, a estimação é em geral mais complicada, visto que normalmente as verossimilhanças não possuem forma fechada."

O texto mencionado é: COX, D. R. Statistical analysis of time series: some recent developments. Scandinavian Journal of Statistics, v. 8, 93 -115, 1981.

Espero ter ajudado.

Gilson.