Re: [ABE-L]: Para Reflexão: Pura Enganação!

Perdoem-me por ter de ser menos radical do que o Gauss quando defende publicadores em detrimento de bons e excelentes professores que simplesmente não se interessam por publicar. Garanto aos amigos que existem excelentes professores que não se preocupam com publicações, mas com o conhecimento profundo dos fundamentos da estatística e da probabilidade (tenho certeza que são mais do que preparados para o sucesso se dedicassem suas vidas às publicações).

Por outro lado encontramos excelentes pesquisadores com muitos trabalhos publicados que não possuem muita excelência didática. Em alguns casos, dedicados apenas a um pequeno filão de nossa área, desconhecendo todo o restante do universo que define a estatística como ciência. Deveríamos sempre olhar os dois lados importantes na formação de cientistas brasileiros: a pesquisa e o ensino.

Quanto às escolas de estatística Brasileiras, tenho a dizer que já vi muitos dos nossos redistas enaltecendo a criação de novos bacharelados, mesmo sendo em locais onde não há quadros que permitam um bom início.

Complementando, a própria USP em uma cidade como São Paulo, no momento sofre revezes com a falta de excelência de alguns cursos de unidades novas, os quais estão sendo fechados por problemas na composição de bons quadros e falta de competência, tanto em pesquisa como em ensino.

Há que iniciarmos uma reflexão sobre o que queremos de nossas gerações futuras.

Carlinhos

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>