Ensino de estatistica

Acabei de ler
Vickers-2010- What is a P-value Anyway. 34 Stories to Help You Acctually Understand Statistics. Addison wesley.

Vale a pena , ensina como discutirmos conceitos com nao estatisticos. Sao 34 estorias deliciosas do tipo

1- Eu e Michel Jordan lançamos 7 bolas na cesta , ele acertou 7 , eu acertei 4 . Um teste de hipotese nao rejeeitaria a hipotese de que temos a mesma habilidade em Baketball. Voce me contrataria para seu time????

2- (Tirada da lista MEDSTAT) Dois grupos alocados aleatoreamente resultaram em
Grupo A - dois homens uma mulher
Grupo B- duas mulheres
Um primeiro teste nao rejeitaria a hipotese de iquais proporçoes entre os sexos.
Dois anos apos um dos grupos gerou um filho (nao excluindo a hipotese de infidelidade!!!) . Um teste de hipotese nao rejeitaria a hipotese de numeros iquais de fillhos gerados pelos dois grupos.
Isso prova que as mulheres nao precisam de nós homens para gerar filhos??????

Outras historias relatam os casos juridicos de OJ Simpson  e Sally Clark etc

Recomendo a leitura ( na contracapa famoso Bayesiano com interesse em ensino de estatistica tambem recomenda )

Basilio

--

Basilio de Bragança Pereira ,DIC and PhD(Imperial College), DL(COPPE)
*UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro

*Tel: 55 21 2562-7045/7047/2618/2558
www.po.ufrj.br/basilio/

*MailAddress:
COPPE/UFRJ