A inevitabilidade da probabilidade

O Alexandre deve entender que há muitas alternativas lógicas para a representação da incerteza.

No entanto eu sou pela representação probabilística pois é a linguagem natural dos seres humanos. Todos nós aprendemos com a experiência que nos é ofereida.

Depois que o cara faz o curso de estatística é que fica julgando parâmetros usando espaços amostrais; Tem de falar de confiança no lugar de probabilidade.

Mas é uma escolha e pode ser seguida. Mas não há alguma incoerência quando usamos a representação probabilística. Essa é a questão fundamental, ser coerente o tempo todo.

Agora, eu sugiro a leeitura do livro do Julio Stern se alguem desejar dar uma aprofundada nestes métodos alternativos de representação. Vejam a página dele e peguem uma cópia: www.ime.usp.br/~jmstern

Façam suas escolhas mas se grudem na coerência pois é muito bom.

Com respeito a inevitabilidade sugiro a leitura do grande mestre Dennis Lindley:

International Statistical Review Vol. 50, No. 1, Apr., 1982 pp 1-26
Scoring rules and the inevitability of probability.

Há também uma ótima discussão com o Lindley, se não me engano, na statistical science.

Saudações

Carlinhos

Carlos Alberto de Braganca Pereira <cpereira@ime.usp.br>