A primeira vez...

Caros Redistas,

A primeira vez que estive e Santa Maria foi entre 3 e 7 de junho de 1986 no I SimpÃsio InternacionalÂdePesquisa Operacional da UFSM e IV Encontro do NÃcleo Regional do Rio Grande do Sul, realizado no prÃpria instituiÃÃo. O coordenador do SimpÃsio foi o Dr. Ramaswami Ramaswami, o Diretor do Centro de Tecnologia era o Prof. Arlindo Rodrigues Mayer e o coordenador da SOBRAPO (NÃcleo RS) era o Prof. Arlindo Rodrigues.

VÃrios dos professores da EstatÃstica de entÃo, alguns faziam doutorado na PUC-RS com o grupo do Prof. Reinaldo Castro e Souza, hoje estÃo aposentados e/ou dando aulas em outras instituiÃÃes do RGS. Os alunos daquela Ãpoca sÃo hoje professores competentes conhecidos na UFSM e em outras instituiÃÃes do Estado.

Naquela Ãpoca, a maioria dos jovens que morreram nessa tragÃdia insana que abala a naÃÃo, nem sequer era nascida. A cidade de Santa Maria tinha ares provincianos e nÃo apresentava ainda a condiÃÃo visÃvel de grande influÃncia econÃmica Âe cultural na regiÃo central do estado com quase 300 mil habitantes. Depois dessa primeira vez, continuei a visitar a agradÃvel e hospitaleira Santa Maria vÃrias vezes, notadamente para dar palestras ou mini-cursos e participar de eventos, como aquele grande evento da RBRAS em 2007.

Desde domingo quando comecei Ãs 6hs da manhà a acompanhar a tragÃdia pelo FACE, nÃo me sai da minha mente Ãquela primeira visita na esperanÃa de poder voltar no tempo, para comeÃar tudo de novo Âpensando na tentativa de evitar esse trÃgico acontecimento. Ledo engano! Infelizmente, o tempo à cruel e nÃo permite volta.

Queria voltar, para sonhar com a possibilidade das autoridades do meu PaÃs serem mais cautelosas e eficientes enquanto poder pÃblico, nÃo permitindo que essa dor imensa estivesse presente nos lares de centenas de famÃlias dessa cidade.

Espero que meus netos vivam num PaÃs com melhores gestores e menos corruptos. Hoje, esse simples recifense sofre como pai como todos aqueles santa-marienses que almejam seguranÃa e bem estar para seus filhos, obviamente em menor intensidade por problema de lugar e por nÃo ter um filho ou ente querido massacrado como aqueles 235 jovens. Que Deus, na sua suprema bondade, possa confortar e abenÃoar a todos de Santa Maria!.

Cordialmente,

Gauss Cordeiro