Fwd: [Forumppg] Texto do Prof. SÃstenes LIns

Mensagem original
De: Aron Simis < aron@dmat.ufpe.br >
Para: gausscordeiro < gausscordeiro@uol.com.br >
CÃpia: forumppg@impa.br
Assunto: Re: [Forumppg] Texto do Prof. SÃstenes LIns
Enviada: 29/03/2013 07:59

Excelente intervenÃÃo a do nosso querido colega SÃstenes.
Em adiÃÃo, eu diria que causa estranheza o silencio absoluto dos ÃrgÃos que defendem os valores da ciÃncia, entre os quais a SBPC, a ABC e as Sociedades CientÃficas. Sabemos que estes nÃo tÃm poder de gestÃo, mas possuem o poder do gesta. Lenta, mas sistematicamente, os governos lograram separar definitivamente educaÃÃo de ciÃncia. Eles tÃm todo o tempo do mundo para manipular os ministÃrios e suas atribuiÃÃes, sem consulta à competÃncia cientÃfica do paÃs. Esta, por sua vez, meio anestesiada pelos recursos disponÃveis à pesquisa (malgrado parcos) vai aceitando os desmandos grotescos das polÃticas do MEC e adjacÃncias administrativas dominadas por ilustres cÃrebros.
Com quase 80% de aprovaÃÃo, um governo democrÃtico à mais potencialmente autocrÃtico do que uma tradicional ditadura armada. Infelizmente, à um fenÃmeno que vimos presenciando na AmÃrica do Sul, um retrocesso semi-caudilhesco que, no Brasil, tem tons menos obscurantistas graÃas à pluralidade. Mas, mesmo esta pluralidade pode, mediante persistÃncia, ser derrotada e enfaixada em um sà rÃtulo - vimos este filme antes na Europa e alhures.