De: Mario Cesar Vidal <mvidal@ergonomia.ufrj.br>
Data: 17 de abril de 2013 18:24
Assunto: Re: [Alunospee] [Professores do PEP] Mais um parecer AGU!!!!!
Para: Vera Maria Martins Salim <vera@peq.coppe.ufrj.br>, Assessoria de Comunicação da COPPE/UFRJ <asscom@adc.coppe.ufrj.br>, divulgacoes@coppe.ufrj.br, usuariosdacoppe@coppe.ufrj.br
Cc: prof-l@coppe.ufrj.br, lpr@adc.coppe.ufrj.br, alunos-l@coppe.ufrj.br

Prezada Vera e demais leitores

A cada ano, existem uma quantidade X de pessoas com possibilidade de cirsar
Universidades e um numeo Y bastante inferior de vagas universitárias nas
Redes Federais, Estaduais e - em alguns casos - Municipais. No caso das
Federais, até que quea vagas aumentaram, tendo havido um discutível processo
de atribuição de vagas na rede privada, o que beneficiou os empresarios do
setor, de alguma forma.

Com já fui predidente de várias Bancas de conurso docente e membro de outras
tantas eu diria que a exigencia feita pelos jovens procuradores que querem
resolver por decreto problemas secundários de terceiro mundo com uma
veem~encia desproporcional de primeiro mundo é ecrtamente um equivoco de
conduta, mas que técnicamente, na organização do processo seletivo temos a
competencia mais do que estabelecida para que isso não nos prejudique em
nada e até nos ajude.

Nos ajude no seguinte sentido:

a) Nos obrigando a elaborar muito bem os editais, tornando esta edição uma
responsabiliade técnica e institucional nececssariamente mais compartilhada
e portanto mais ao resguardo de publicar editais feitos de forma a favorecer
um pequeno grupo, ou  que apresenta falhas graves de formulação;

b) possibilitando que a pontuação por titulação e feitos seja objeto de
alguma regulamentação ou normalização, de forma a que os professores possam
trabalhar não apenas na formação "tout-court" mas também na gestão de
carreiras de seus alunos que se liguem  a eles em programas tutoriais, de
iniciacção científica ou de orientação em pós-graduação. Isso já é feito,
mas pode ser mais estruturado;

c) possibilitando alguma forma de privilegiar a formação , produção
profissional e experiencia  foco do concurso, evitando-se a prevalencia
absoluta do grau em si (mestre ou doutor não-importa-em-quê ) sobre  a
capacitação direcionada ao concurso específico. Já estive em Bancas onde um
candidato com mestrado  tinha muito mais perfil do que um portador do título
de doutor cujo assunto era muito distante do requerido para a vaga. O
mestrando levou a vaga.

d) requerendo a melhoria da capacidade de nosso pessoal de apoio para
regsitar inscrições e documentações, de nossas comissões para homologar de
forma transparente e democratica as candidaturas de fase em fase do
p´rocesso;

e)  possibilitando que alguns alunos se candidatem, mesmo sabendo dos
enormes obstáculos. Utilizando nosso jargão, é pouco provavel que
encontremos a genialidade das pessoas apenas por progressoões horizontais.
Pode ser que apareça um aluno cuja vibração e valorização de sua competencia
seja mais forte do que  os pressupostos da formação do perfil que
transparece no edital.

f)  e por fim  acordar para a insterdisciplinaridade de nossos tempos e
acabar com os concursos de endogenia profissional exacerbada. Tenho vistos
que os editais têm produzido verdadeiras pérolas do chauvinismo profissional
para limitar as inscrições a candidatos engenheiros, ou somente arquitetos
ou somente psicólogos etc.);

Veja Vera, mesmo nossas preferencias convictas devem dar lugar ao que nos
arrebata em sua beleza, vigor e justiça. Justiça que pode não ser exatamente
a dos jovens Procuradores, mas que se aproxima do ardor com que nos exigem,
porém tentando orienta-lo para uma coisa boa e valiosa, como escrevem os
notários. Felizmente, somos professores, que procuramsos formar bem nossos
alunos, se possível sem tanto ardor injuntivo, como nossos colegas da função
pública judiciária.

Seja como for obrigado por provocar o debate que me incitou a tais
considerações.

Mario Cesar Vidal